IPTU de Gramado não terá aumento em 2018

Na manhã desta quarta-feira, 03, o Prefeito João Alfredo Bertolucci (PDT), popularmente conhecido por Fedoca, esteve nos estúdios da Rádio Sorriso Serra Gaúcha para entrevista exclusiva. Entre os temas esteve a avaliação dos principais pontos conquistados pela prefeitura no ano de 2017 e uma projeção para 2018.

Neste último, o prefeito revelou novidades. Em 2018 o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2018 será de 0%. Tal ação possível graças ao resgate de débitos que rendeu ao município R$ 5 milhões. Por meio das negociações com os IPTUs atrasados a prefeitura conseguiu inserir nos cofres públicos este dinheiro. “Quando o gramadense foi chamado para contribuir com seus débitos, ele compareceu” agradeceu o prefeito.

Outra novidade é na mobilidade urbana do município. Já foi contratada uma empresa internacional para planejar as melhorias possíveis nessa questão tão importante para o município. O arquiteto e urbanista responsável já trabalhou nas cidades de Madrid, Barcelona e Milão, além de algumas cidades americanas. Segundo o prefeito, ele já está apaixonado pela cidade. No momento inicial a equipe contratada tenta diagnosticar os problemas da cidade.

Para o prefeito, a cidade tem que se focar em sustentabilidade: “Construir uma Gramado para nossos netos”. Afirma ainda que 2017 foi um ano de ajustes, e 2018 será mais de execuções dos projetos.

Principais ações de 2017

Saneamento Básico: A grande realização da prefeitura foi no sentido de abrir diálogo com a Corsan. Está sendo construído um reservatório de água com capacidade de 3 milhões de litros. Em meados de fevereiro já deverá ser inaugurado. Nas outras questões do saneamento, a prioridade é o Bairro Piratini, para “cessar o sofrimento dos moradores” a respeito de ”jogar tudo do bairro” e assim acabarem convivendo com mau cheiro. Já foi aprovada o financiamento para as obras. “Nós não queremos obras pra tirar fotografias, queremos obras para que a população tenha uma vida saudável” ressalta Fedoca.

UAB: O sonho de um pólo em Gramado da Universidade Aberta do Brasil se concretizou. Em março a previsão é de 400 alunos. Já em junho, é de 600. Para o prefeito, a iniciativa é de grande satisfação para a cidade, pois assim o aluno não precisará se locomover para outras cidades para fazer seus cursos de educação superior, poderá ficar em Gramado e ficará mais descansado, podendo prestar mais atenção nas aulas.

Publicidade: O turista não pode ser coagido a realizar tais compras e freqüentar determinados ambientes, diz o prefeito. Visando diminuir o assédio a turistas que algumas empresas praticam, as penalidades para tal foram severamente aumentadas. “O desejo do turista é contemplar a cidade e seus serviços em segurança e sem ser importunado” afirma Fedoca.

Meio Ambiente: Ontem, dois novos servidores foram admitidos nessa área. Dos 900 processos que a prefeitura tinha em mãos sobre o tema, agora restam apenas 300, que irão andar rápido segundo diz o prefeito. Para ele, a administração pública não deve cercear o desenvolvimento do município, mas precisa fiscalizar severamente para que não ocorra infrações.

Parque dos Pinheiros: Sobre a situação do Parque, o prefeito diz que já foi cobrado pela Caixa Econômica Federal do dia 4 de janeiro de 2017, dois dias após assumir o cargo. Realizou diversas negociações,e no momento está em obras de revitalização. O Parque, de 1983, já foi “inaugurado” três vezes, mas o prefeito afirma que a partir de junho ele estará aberto ao público.

Saúde: Por se tratar de um bem público, por mais que seja privado, o Hospital é um problema do município. Para o prefeito, Gramado ainda tem a área de saúde superior a muitos municípios da região. Já foi gastado pela gestão uma verba nunca antes gasta com o Hospital, afirma Fedoca. Ele irá na segunda quinzena de janeiro à Brasília conversar com o Ministério da Saúde a respeito dos repasses que deveriam ser feitos pela União. O Hospital Arcanjo São Miguel está com intervenção municipal desde 29 de fevereiro de 2016. Não é excluída a possibilidade de aquisição forçada através de ato desapropriatório. Outro ponto da área da saúde é a criação de um Posto de Saúde na Várzea Grande, para atender este e demais bairros próximos.

Agricultura: O diálogo “olho no olho” feito entre a Secretaria de Agricultura do município e os agricultores foi a grande chave da gestão. No momento 80% da merenda escolar provém da agricultura do próprio município, e ao menos 32 agroindústrias foram criadas.

Esportes e Lazer: A grande ação programada é o jogo da Super Liga de vôlei no início de fevereiro deste ano. Um dos pontos realizados foi a revitalização e inauguração de diversas praças pela cidade. Nessa questão o prefeito Fedoca ressalta a importância que existe da solidariedade entre as secretarias.

Foto: Nicoli Saft