• Capa
  • Automotivo
  • Cidade
  • Policial
  • Região
  • Brasil & Mundo
    • Política
    • Esportes
    • Educação
    • Empregos
    • Cultura
    • Economia
Entrar
Bem vinda!Faça login na sua conta
Esqueceu sua senha?
Recuperar senha
Recupere sua senha
Buscar
19.7 C
São Carlos
5 de outubro de 2026
Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Forgot your password? Get help
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.
São Carlos em Rede São Carlos em Rede
São Carlos em Rede São Carlos em Rede
  • Capa
  • Automotivo
  • Cidade
  • Policial
  • Região
  • Brasil & Mundo
    • Política
    • Esportes
    • Educação
    • Empregos
    • Cultura
    • Economia
Início Notícias Brasil IPTU Panambi: Contribuinte deve procurar o diálogo antes de procurar o Poder...
  • Notícias
  • Brasil
  • Economia

IPTU Panambi: Contribuinte deve procurar o diálogo antes de procurar o Poder Judiciário

Por
Redação
-
23 de janeiro de 2018
Share
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

    O contribuinte que entender que o valor de seu Imposto Predial e Territorial Urbano, IPTU, está muito acima do que seria de se esperar deve, antes de procurar o Poder Judiciário, questionar o valor junto ao setor e cadastro da Prefeitura, esgotando, primeiro suas opções de diálogo e entendimento com a Prefeitura. Este foi o atendimento unânime dos participantes do programa Lazer, Cultura e Informação, da Rádio Sorriso FM, neste sábado, 20, pela manhã.

    Entre os participantes, três advogados: os vereadores Paulo Sérgio Rodrigues (PT) e Ibraim Chagas (PSDB) e o ex-vereador e ex-advogado geral do Município, Nadir Martini. Entre os convidados, também, o secretário municipal da Fazenda e Planejamento, Sérgio Luis Degen, e o vereador Neudi José Colombo (PMDB), presidente do Legislativo em 2017.

    Reflexos hoje e no futuro

    Para Martini, há uma tendência injusta de jogar a culpa no ex-prefeito Miguel Schmitt-Prym, falecido em janeiro de 2017. “Peço que a atual administração que assuma a  identidade das coisas que acontecem e de seus atos: quando coisa é ruim, o prefeito Miguel é culpado, quando a coisa é boa, a atual administração é responsável”, disse Martini, lembrando que a pavimentação no centro da cidade, recentemente concluída, foi um projeto aprovado ainda da administração 2013 e 2016.

    Sergio Degen sustentou que o projeto que agora está sendo implantado (planta imobiliária e IPTU) não tem culpados, Iniciou no passado, está sendo implantado hoje e terá consequências para muito anos para a frente. “É algo que tinha sido feito há muitos anos atrás, a forma  de implantação pode ser discutida”, disse o secretário, acrescentando que, quando o contribuinte entende haver erros (endereços ou nomes) ou valores cobrados em excesso, toda a equipe do Cadastro estará à disposição para ouvi-lo.  “Não existe de prejudicar ou tirar o direito de ninguém, podemos, às vezes, uma interpretação diferente e, se perdermos, vamos dar o direito à pessoa”.

    Busca pela justiça social

    O vereador Ibraim afirmou que projetos de alta complexidade, como o da planta dos valores venais,  sejam enviados com mais tempo hábil para a discussão, “tempo para que a gente possa ser justo com a sociedade”. Quanto ao vereador Colombo, o que importa neste momento, “não é achar culpados, mas fazer a coisa certa”, acrescentando que o ex-prefeito Miguel teve o seu grande valor na história política de Panambi, e “penso que a atual administração também vai deixar sua marca”.

    Paulo Sérgio reafirmou sua posição de que o IPTU de Panambi é extremamente alto, talvez o mais alto entre as cidades das regiões, “Temos que partir de uma base anterior de arrecadação, utilizando mecanismos de fazer-se a justiça social”.

    O “Questão de Opinião” teve à frente o comunicador Eloir Pereira, com apoio do jornalista Hugo Schmidt. O programa vai ao ar todos os sábados, às 08h.

    Ibraim, Paulo Sergio e Degen
    Colombo e Martini, em entrevista

     

    Colaboração: Jornalista Hugo Schmidt

    Foto: e-DOU

    • TAGS
    • acordo
    • diálogo
    • IPTU
    • valores
    Redação

    Mais lidas

    A lição mais bonita da eleição veio da seção 52 da Zona Eleitoral 410 em São Carlos

    Eleições em São Carlos: Flávio, Tarcísio e Derrite são mais votados

    Eleições em São Carlos: Flávio, Tarcísio e Derrite são os mais votados

    Falece o médico Eugênio Cardinalli Jr; Prefeitura emite nota de pesar

    Dia vira noite em São Carlos

    Dia vira noite em São Carlos com chegada de temporal neste domingo

    Radar mostra avanço da chuva e São Carlos entra em atenção para temporais neste domingo

    Radar mostra avanço da chuva e São Carlos entra em atenção para temporais neste domingo

    Últimas notícias

    Eleições em São Carlos: Flávio, Tarcísio e Derrite são mais votados

    Eleições em São Carlos: Flávio, Tarcísio e Derrite são os mais votados

    Aos 95 anos, Dona Odete dá uma aula de cidadania em São Carlos

    Dia vira noite em São Carlos

    Dia vira noite em São Carlos com chegada de temporal neste domingo

    A lição mais bonita da eleição veio da seção 52 da Zona Eleitoral 410 em São Carlos

    Radar mostra avanço da chuva e São Carlos entra em atenção para temporais neste domingo

    Radar mostra avanço da chuva e São Carlos entra em atenção para temporais neste domingo

    São Carlos em Rede
    Sobre o portal
    O São Carlos em Rede é um site especializado em notícias da cidade de São Carlos (SP) e procura prestar um serviço com isenção, rapidez e imparcialidade. E-mail: admin@saocarlosemrede.com.br
    Siga-nos
    © 2018 - São Carlos em Rede. Todos os direitos reservados.
    Carregando comentários...