Isolamento Social tem queda considerável em São Carlos e Araraquara; Reabertura entra em cheque

Reabertura entrou em cheque

Central de inteligência analisa dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social

 

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social no Estado foi de 47% nesta segunda-feira (4). O presidente do Comitê que cuida do Coronavírus no Estado de SP, David Uip, disse que esse número é inaceitável. O médico alegou que daqui a um mês, se esse número de isolamento continuar baixo, as UTIs estarão lotadas, mesmo com todo o esforço para se criar leitos e condições de atendimento para a população. Ele também disse que com esses números a reabertura das cidades será decidida pelo governador do Estado, João Doria. Porém, o que se percebe é que o projeto pode ter “subido no telhado”.

O número ideal de isolamento é de 70%, David Uip explicou que para se pensar em reabertura o isolamento precisa ficar entre 50 a 60%.

Em São Carlos, o isolamento que marcou 60% no domingo caiu para 48% no dia de ontem. A cidade tem 33 casos positivos da doença e duas mortes confirmadas. São Carlos também investiga investiga outros dois óbitos.

Em Araraquara, que tem 105 casos de doença,o percentual caiu de 53% para 41%. Já Ribeirão Preto, viu o índice recuar de 53% para 40%. Em Franca, esse índice também caiu de 61% para 45%. Já Rio Claro, viu o isolamento também apresentar queda de 61% para 49%.

 

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

 

No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes, que podem ser consultados e estão também disponibilizados em gráficos no site http://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento. O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios.

 

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.