Iwagiro Toyama e a Associação Esportiva Tijuco Preto

Foto da antiga sede da Associação Esportiva Tijuco Preto na chácara Toyama, em São Carlos, década de 1950. Coleção Família Yoshika.

Da Fundação Pró-Memória

A primeira instituição organizada da comunidade nipo-brasileira em São Carlos nasceu em 05 de maio de 1949, a Associação Esportiva Tijuco Preto. Na época, a Associação funcionava na chácara Toyama, pertencente a uma das mais antigas famílias japonesas radicadas na cidade e liderada por Iwagiro Toyama, fundador da organização.

Funcionando em um barracão de madeira, a Associação do Tijuco Preto desenvolvia atividades voltadas às lutas marciais japonesas, atividades culturais ligadas às danças e ao teatro de origem nipônica, gincanas e atividades esportivas diversas.

Mais tarde, em 1954, a Associação Esportiva Tijuco Preto lançou a pedra fundamental de sua nova sede em terreno localizado no bairro Nossa Senhora do Carmo, próximo ao aeroclube. A obra, porém, não foi realizada devido a questões de segurança e a proximidade com o aeródromo. A associação continuou, então, em uma nova sede no bairro Tijuco Preto, inaugurada em 1955.

Em 1960 a instituição adotou o nome de Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira de São Carlos (AECNB), continuando com suas atividades até, aproximadamente, a década de 1980.

Fonte: “A Presença Japonesa em São Carlos”, Leila Maria Massarão (DPD-FPMSC).