Jovem com Esquizofrenia causa pânico no São Carlos 8 e precisa de internação

Marcelo se esconde em mata

Por Renato Chimirri

Aos 22 anos, o jovem Marcelo Pisane Francisco, morador do São Carlos 8, precisa de ajuda da Prefeitura, do Estado e do Governo Federal. Infelizmente, ele sofre com Esquizofrenia Paranóide, com predomínio de alucinações, delírios e desorganização; a doença mental também é conhecida como hebefrênica, com predominante pensamento e discurso desconexo.

Segundo Daniele Janaudis, amiga da família do paciente, e que tem ajudado Marcelo, o mesmo tem dado bastante trabalho e também causado problemas para os moradores do seu bairro, inclusive com potencial risco de agressão às pessoas, pois o jovem não se encontram em seu juízo.

Ele já protagonizou cenas perigosas, como o vídeo abaixo quando pega uma pedra e atira contra um carro à noite:

Marcelo, em surto, ataca veículo com pedra

Recentemente, no início de junho, Daniele resgatou Marcelo de um local que tinha condições insalubres de sobrevivência, contudo ele precisa de um atendimento específico. Marcelo já foi internado, todavia necessita de acompanhamento especial, porque seu caso é grave. Tanto ele pode se machucar fazendo algo fora do seu juízo ou então pode ferir outra pessoa com uma atitude causada por algum delírio.

Casa onde Marcelo estava

Marcelo já apanhou de pessoas e isso deixa sua família em pânico. Daniele disse que nesta manhã foi até a casa dele e lhe deu café e os medicamentos, mas que nem sempre ele aceita ser medicamento e que às vezes reage violentamente contra as pessoas que tentam lhe ajudar, o quadro é grave.

Daniele explicou que Marcelo, com medo de apanhar, chega a se esconder em uma mata, mas que essa situação também extremamente perigosa e algo precisa ser feito.

Marcelo com Daniele quando foi retirar documentos

Em um depoimento, Daniele clama por ajuda:

O Marcelo está novamente em surto psicótico andando pela comunidade do São Carlos 8. Os irmãos estão fazendo de tudo para ajudar, mas já apanharam dele ontem e hoje.

A situação é GRAVÍSSIMA. Nesse vídeo (veja abaixo) é possível vê-lo indo em direção a uma mulher. Hoje uma senhora que é vizinha, foi ajudar a dar o remédio da noite e levou um soco no rosto. Gente, até quando???

É uma tragédia anunciada, infelizmente não temos quem ajude a conseguir uma internação por tempo indeterminado para ele, o Marcelo NÃO PODE viver em sociedade. Estou acompanhando e vendo a luta dos irmãos, mas realmente, mesmo medicado ele é muito agressivo.

NINGUÉM PODE COM ELE!

Um irmão teve um braço deslocado por tentar segura-lo. Até quando esse rapaz e a comunidade vão sofrer gente? Ele não responde por si!

Passei um mês e meio para fazer o resgate sozinha, quem me ajudou foi o SAMU, ele ficou do dia 02/06/23 a 17/07/23 internado na Santa Casa, por ordem da saúde mental e com muita luta no hospital psiquiátrico Caibar, em Araraquara.

Só consegui mantê-lo internado esse tempo, porque denunciei nas redes sociais.

Caso de extrema urgência, tem uma pessoa totalmente desequilibrada à solta pela cidade, isso é grave, é crime. Vamos entrar com processo contra o município no Ministério Público, será que resolve?

Não sei mais a quem recorrer, as portas estão fechadas para os menos favorecidos… somente promessas vazias e jogo de empurra-empurra. Aqui não tem ninguém querendo se aparecer, queremos uma solução para esse caso… compartilhem, dêem um UP na publicação, vamos juntos denunciar o descaso na cidade, por favor!

ÀS AUTORIDADES? NINGUÉM QUER SABER.

O que mais vai PRECISAR ACONTECER?

Vídeo filmado ontem

Veja imagens de Marcelo imobilizado: