Através de redes sociais, jovens realizam campanha solidária em Cruzeiro do Sul

Em Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, os pacientes da Clínica Geriátrica Jô Barth vivem um momento especial. A campanha Natal Solidário, desenvolvida pelo Grupo de Jovens Sal da Terra, ligado à Paróquia São Gabriel Arcanjo, utilizou o Facebook para postar fotos com os pedidos de Natal dos idosos e das pessoas com deficiência física.

Por meio da publicação de fotos na rede social, os membros do grupo encontraram uma maneira de expressar o sonho de Natal dos pacientes. A casa atende, atualmente, 49 pessoas.

No sábado do dia 25, os jovens estiveram na Casa, anotaram desejos dos pacientes em plaquinhas e postaram as fotos no Facebook. Inaê Henz, 15 anos, participa do grupo e diz que “Foi uma experiência incrível, voltei para casa com uma sensação de missão cumprida”. Em menos de uma hora o grupo arrecadou todos os presentes.

“A alegria deles quando estavam pensando no que queria ganhar, me fez pensar que não precisa muita coisa para ser feliz, e que às vezes encontramos a felicidade em pequenas coisas” diz Inaê sobre a experiência.  

O grupo já atingiu seu objetivo principal, mas as doações seguem até o dia 13 de dezembro. Ainda são recebidas doações de alimentos para a ceia de Natal, que será realizada no dia 16 de dezembro, junto da entrega dos presentes. Ainda é possível fazer contato com o grupo pela rede social ou pelo telefone (51) 9 9866-7040, com Marília. Durante o ano, a clínica aceita doações em geral.

Confira as fotos dos pacientes e seus pedidos aqui.

A Clínica Geriátrica Jô Barth

Em setembro de 1993, a clínica foi inaugurada por Jorge Maria Barth. Dez anos depois, com a morte do fundador, o espaço passou a ser administrado pelo seu filho, Rafael Barth, que hoje conta com a ajuda da companheira Luciani da Silva. Na clínica são atendidos idosos, pessoas com deficiência física e mental. A clínica atende convênio particular e com dez prefeituras do Vale do Taquari. Vinte e dois profissionais, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e educadores físicos, dão suporte aos pacientes da casa.