LATAM MRO celebra 25 anos impulsionando empregos, talentos e o desenvolvimento de São Carlos

Alexandre Peronti, diretor de Manutenção da LATAM Brasil Crédito: Divulgação LATAM
Alexandre Peronti, diretor de Manutenção da LATAM Brasil Crédito: Divulgação LATAM

Desde a inauguração, em 2001, o LATAM MRO passou por marcos que refletem sua evolução técnica e operacional. Em apenas dois anos, vieram as primeiras revisões completas de aeronaves Airbus, seguidos por importantes certificações internacionais, como a EASA (Europa), em 2004, o DGAC (Chile), em 2008, e a FAA (EUA), em 2009 – passos fundamentais para posicionar o MRO no cenário global de manutenção aeronáutica.

Em fevereiro de 2026, o LATAM MRO completa 25 anos celebrando uma trajetória marcada por crescimento, inovação e, principalmente, pessoas. O que começou em 2001 como um novo centro de manutenção aeronáutica é hoje o maior polo de engenharia e manutenção de todo o Grupo LATAM, com 95 mil m², nove hangares e 22 oficinas, sendo responsável por mais de 60% das manutenções programadas da frota da companhia e empregando 2 mil pessoas.

Instalado em São Carlos (SP), o LATAM MRO se consolidou ao longo dessas duas décadas e meia como um importante gerador de empregos qualificados, ajudando a transformar a cidade em um ativo estratégico para a aviação no Brasil e no mundo. Mais do que hangares e aeronaves, o local abriga histórias de carreira, aprendizado e desenvolvimento que caminham junto com a evolução da companhia.

“Os 25 anos do LATAM MRO representam a história de São Carlos e das pessoas que ajudaram a construir esse centro ao longo do tempo. Sou são-carlense, comecei aqui como estagiário e tive a oportunidade de crescer junto com o MRO. Hoje, como diretor de Manutenção da LATAM Brasil, ver o impacto que geramos em empregos, desenvolvimento e formação de talentos na cidade reforça o quanto essa operação é estratégica não só para a companhia, mas para toda a região. Seguimos investindo, expandindo nossa capacidade e olhando para o futuro sem perder a essência que nos trouxe até aqui”, afirma Alexandre Peronti, diretor de Manutenção da LATAM Brasil

Alexandre Peronti, diretor de Manutenção da LATAM Brasil
Crédito: Divulgação LATAM
Alexandre Peronti, diretor de Manutenção da LATAM Brasil
Crédito: Divulgação LATAM

UMA TRAJETÓRIA DE CRESCIMENTO E EXCELÊNCIA

Desde a inauguração, em 2001, o LATAM MRO passou por marcos que refletem sua evolução técnica e operacional. Em apenas dois anos, vieram as primeiras revisões completas de aeronaves Airbus, seguidos por importantes certificações internacionais, como a EASA (Europa), em 2004, o DGAC (Chile), em 2008, e a FAA (EUA), em 2009 – passos fundamentais para posicionar o MRO no cenário global de manutenção aeronáutica.

Ao longo do tempo, o crescimento se traduziu em novos contratos, ampliação de capacidade e diversificação de serviços. Em 2012, a adoção do Programa de Melhoria Contínua (Lean) reforçou a cultura de eficiência e excelência operacional. Já em 2018, o LATAM MRO deu início a projetos de retrofit de cabine e instalação de internet via satélite, acompanhando as transformações da experiência do cliente na aviação.

Desde 2019, o LATAM MRO utiliza drones com inteligência artificial para inspeções de aeronaves – processo 12 vezes mais rápido que o método tradicional e totalmente digital. A partir de 2020, o centro ampliou sua atuação com aeronaves cargueiras, incluindo cheques do Boeing 767, e seguiu expandindo suas linhas de manutenção nos anos seguintes. Em 2022, o programa Mantra (Manutenção em Transformação) foi criado pela diretoria de Manutenção da LATAM Brasil para capacitar e dar autonomia aos colaboradores no desenvolvimento de soluções que aprimorem a manutenção aeronáutica.

Em 2023, uma equipe de mecânicos do LATAM MRO foi vencedora de uma das provas da Aerospace Maintenance Competition, realizada em Atlanta (EUA). A competição reuniu equipes de empresas aéreas e instituições de diversos países e avaliou conhecimentos e habilidades técnicas em desafios que simulam a rotina da manutenção aeronáutica.

Já em 2024, o LATAM MRO fortaleceu a prestação de serviços de manutenção de componentes para terceiros, ampliando ainda mais seu impacto no mercado. Em dezembro do mesmo ano, ocorreu ainda o lançamento da Escola LATAM de Mecânicos. O curso é o único no Brasil ministrado em um Centro de Instrução certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) dentro de uma companhia aérea, reforçando o compromisso da LATAM com a formação e qualificação de novos talentos para a aviação brasileira.

O ano de 2025 marcou um novo capítulo dessa história, com a inauguração de um novo hangar em São Carlos, ampliando a capacidade operacional do LATAM MRO e preparando o centro para os próximos anos de crescimento. O período também foi marcado pela expansão das linhas de cheques do Airbus A320 e pelo início do programa de retrofit de cabine do Boeing 787.

Em 2026, essa trajetória de expansão continua com o início da primeira revisão completa de aeronaves Boeing 787, fortalecendo ainda mais o papel estratégico do LATAM MRO para a companhia e para o desenvolvimento da aviação no país.

PESSOAS NO CENTRO DE TUDO

Ao longo de seus 25 anos, o LATAM MRO também se constrói a partir da trajetória de seus profissionais. Um exemplo é Marcos Melchiori, que ingressou no centro de manutenção no final de 2004 como engenheiro na área de Garantia de Qualidade e hoje atua como gerente sênior do MRO da LATAM Brasil, localizado em São Carlos.

Durante nove anos na área de Qualidade, ele construiu uma base sólida pautada pela segurança e pela disciplina na execução dos processos. “Foi ali que aprendi, na prática, o valor da segurança operacional e do respeito absoluto aos procedimentos, algo que levo comigo até hoje”, afirma.

Em 2014, assumiu a Gerência de Engenharia e, dois anos depois, a área de Melhoria Contínua, ampliando sua visão sobre o negócio e reforçando a importância da excelência técnica. A partir de 2017, passou a liderar a Manutenção de Aeronaves e, em 2019, assumiu a gerência sênior de toda a planta do LATAM MRO em São Carlos, período marcado por forte crescimento e pela internalização de serviços que antes eram realizados fora do país.

“Foi um momento de muito orgulho, porque conseguimos atrair atividades para o Brasil, gerar empregos e fortalecer São Carlos como um polo estratégico da aviação”, destaca.

Para ele, a história profissional se mistura com a vida pessoal. “Quando entrei na LATAM, eu era praticamente um menino, cheio de sonhos. Hoje tenho esposa, dois filhos e a alegria de poder oferecer uma boa vida à minha família graças às oportunidades que a companhia me deu. A LATAM faz parte da minha vida, e o MRO é uma parte inseparável da minha história”, finaliza Melchiori.

Marcos Melchiori, gerente sênior do MRO da LATAM Brasil
Crédito: Divulgação LATAM
Marcos Melchiori, gerente sênior do MRO da LATAM Brasil
Crédito: Divulgação LATAM

A história do LATAM MRO também é feita de trajetórias que evoluem junto com o centro de manutenção, como a de Bruna Parras, que ingressou na operação em abril de 2006 como auxiliar técnica do MOC (Maintenance Operations Control – Controle de Operações de Manutenção) e hoje é Coordenadora de Planejamento e Controle de Produção (PCP).

No início, atuou em trabalhos preventivos das aeronaves e no atendimento HF (High Frequency), experiências que ajudaram a moldar sua base profissional. “Foi nesse começo que aprendi a analisar cenários, tomar decisões com agilidade e construir meu caráter profissional, sempre com o apoio de grandes gestores”, afirma.

Em 2014, passou a atuar no Planejamento e Controle da Produção (PCP) do Hangar, onde teve o primeiro contato com o planejamento dos checks de manutenção. Dois anos depois, foi convidada a integrar o PCP das Oficinas e, em 2017, foi promovida a coordenadora, retornando no mesmo ano ao planejamento de checks, área em que atua até hoje.

Bruna Parras, coordenadora de Planejamento e Controle de Produção (PCP) da LATAM Brasil
Crédito: Divulgação LATAM
Bruna Parras, coordenadora de Planejamento e Controle de Produção (PCP) da LATAM Brasil
Crédito: Divulgação LATAM

A trajetória profissional se conecta à vida pessoal em 2022, quando se tornou mãe. “Hoje equilibro a paixão pelo meu trabalho com o amor pelo meu filho, que me recebe com um sorriso no fim de cada dia. Fazer parte dos 25 anos do MRO é motivo de muito orgulho”, conclui Bruna.

Leia mais: Furto de fios no Centro de São Carlos acaba em prisão