Programa incentiva leitura nas escolas em Panambi

O Programa Formação de Leitores visa o desenvolvimento da competência leitora nos educando. Formar leitores no século XXI exige considerar, no mínimo, três dimensões: ensinar e aprender a ler, a desfrutar da leitura e a ler para aprender.

Essas dimensões não têm caráter consecutivo; em qualquer momento em que se planejam experiências educacionais destinadas a promover a capacidade para ler é preciso considera-las. Isabel Solé, professora do departamento de psicologia evolutiva e da educação da universidade de Barcelona e autora de diversos livros na área de leitura, afirma que sendo as estratégias de leitura procedimentos e sendo os procedimentos, conteúdos, então é preciso ensinar as estratégias para a compreensão de textos.

O ato de ler não é uma habilidade nata, portanto precisa ser ensinado. Assim, se faz necessário que se organizem e efetivem estratégias de aproximação do livro com a comunidade e fortaleçam os professores no sentido de trabalhar com esse público, despertando em si mesmos e nos alunos, o gosto pela leitura.

Um dos objetivos principais do programa é promover o encontro do leitor com o escritor, possibilitando vivenciar momentos de aproximação de ambos. Nos dias 27 e 28 de novembro, as escolas de Ensino Fundamental de Panambi receberam a visita da escritora Marô Barbieri, vinda de Porto Alegre.

Partindo das quatro literaturas trabalhadas nas escolas ela pode conversar com os alunos, relatando sobre sua paixão de escrever, de como se deu a criação de seus livros, mantendo um diálogo, interagindo e respondendo perguntas dos leitores e professores.

Fonte: Pref Panambi