Liderando a região, São Carlos alcança novo patamar para obter investimentos

Audiência em São Carlos

Durante a audiência que discutiu a criação da Região Metropolitana de São Carlos no Hotel Nacional INN em São Carlos, nesta sexta, 2,  Marco Vinholi, Secretário de Desenvolvimento Regional afirmou que criação da Aglomeração Urbana da Região Central é um passo importante para novos investimentos. O prefeito Airton Garcia recepcionou o secretário Marco Vinholi e afirmou que é uma honra para São Carlos sediar o evento e receber a audiência.

Vinholi disse que o governador João Doria e o prefeito Airton Garcia fizeram um investimento para combater às enchentes em São Carlos com um convênio de R$ 10,5 milhões. “Temos boas notícias para a região, um Poupatempo para Descalvado, Ibaté e Itápolis, terra dos meus avós, não fazemos distinção do tamanho da cidade e nem de partido político, são 9,3 milhões em convênios de infraestrutura para municípios da região de São Carlos”, apontou.

Vinholi em São Carlos

Segundo ele, a nova regionalização, chamada de “novo municipalismo”, é aquilo que Franco Montoro, ex-governador paulista nos anos 80, já falecido, pregou no passado. “Hoje estamos numa região de um milhão de habitantes com um PIB de 38 milhões de Reais, se essa região fosse um estado teria um PIB maior que de vários estados, temos que olhar e construir o futuro”, salienta.

O projeto de Aglomeração Urbana tem quatro princípios: o primeiro quer a descentralização da administração (poder mais perto do povo), depois a participação através de um conselho para discutir os avanços na região, o terceiro ponto é o planejamento para saber onde a região chegará na próxima década e o quarto balizador são os investimentos e a busca por eles. “As regiões que fizeram isso recebem recursos de outros países, como a de Santos, por isso essa organização permite a criação de um fundo para esses projetos, para tenhamos novas iniciativas”, salienta.

Vinholi disse que a região central tem que atingir seu máximo de potencialidade para continuar crescendo e gerando empregos.