Locomotiva Teatral abre vagas para oficinas de teatro online e gratuitas

Vagas para oficinas de teatro online e gratuitas

Projeto retorna às atividades no mês de Setembro e está com inscrições abertas para oficinas voltadas para jovens, crianças e artistas.

 

O grupo Retalho Coletivo está com inscrições abertas para três oficinas online e gratuitas para crianças, jovens e artistas cênicos baseados em jogos de criação de cenas teatrais.

As aulas serão transmitidas pelo aplicativo Zoom. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas via formulário clicando neste link.

 

As atividades do projeto foram paralisadas em março. Devido à pandemia de COVID-19, eventos, atividades e apresentações artísticas ainda não podem acontecer presencialmente de acordo com o Plano São Paulo de reabertura, no intuito de evitar aglomerações e prevenir o contágio pelo coronavírus. O projeto Locomotiva Teatral foi transformado para se adaptar às novas regras de isolamento social. Todas as ações do projeto foram mantidas e transformadas em ações virtuais. As oficinas, performances e espetáculos convidados serão transmitidos ao vivo.

 

Confira as oficinas:

 

“JOVENS E SUAS NARRATIVAS – A dramaturgia na cena e os dilemas juvenis”

Início: 08 de setembro Terças, das 19h às 20h

 

Oficina para jovens de 13 a 18 anos focada em práticas teatrais, jogos de criação para cenas curtas, observação e discussão de vídeos de dança, teatro, humor, estudos básicos relativos a técnicas teatrais de audiovisual e de dramaturgia. Com Nádia Stevanato.

 

“A COBRA NA BACIA – Um diálogo entre acrobacias desconstruídas e o teatro no universo das crianças”

Início:12 de setembro Sábados, das 15h às 16h

 

A oficina, para crianças de 6 a 12 anos, apresenta treinamentos voltados para alternativas de criação de cenas, o objetivo é trazer o alcance das possibilidades do corpo humano e sua expressividade por meio da imaginação e brincadeiras que abordam a anatomia e biomecânica. Com Miguel Alcausa.

 

“Improvisações corporais e a dramaturgia na construção de cenas teatrais”

Início: 09 de setembro Quartas, das 16h às 17h

 

Oficina voltada para artistas cênicos. Com o objetivo de trabalhar a consciência corporal, pequenas partituras serão desenvolvidas e costuradas para formar parte de uma narrativa.

 

A técnica tem sua inspiração em exercícios de improviso cênico. Cada participante irá produzir um material audiovisual ao final da oficina. Com Iratã Lisboa.

 

Espetáculos ao vivo

O espetáculo Estação São Carlos será adaptado para a linguagem audiovisual com equipe profissional. As datas e plataformas dos espetáculos serão divulgadas em Outubro e Novembro, meses em que acontecerão as lives das apresentações.

 

O Locomotiva Teatral é um projeto da companhia de teatro Retalho Coletivo e da Teia-Casa de Criação em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Cultura de São Carlos. Mais informações podem ser obtidas pela página do Retalho Coletivo no Facebook

(w   ww.facebook.com/retalhocoletivo/ ).