Mais 150 pacientes SUS passarão por consulta oftalmológica no AME de Américo Brasiliense

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Saúde, conseguiu mais 150 consultas oftalmológicas para avaliação pré-operatória de pacientes com indicação de cirurgia de catarata (facectomia) no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Américo Brasiliense. O agendamento foi realizado para o próximo sábado, dia 16 de março, com transporte disponibilizado pelo município.

No início deste ano a Secretaria Municipal de Saúde já encaminhou outros 60 usuários do Sistema Único de Saúde de São Carlos, que já estavam cadastrados para passar por consulta oftalmológica em Américo Brasiliense.

Ano passado o AME Américo Brasiliense ofertou 329 vagas para São Carlos, 288 agendamentos foram realizados. Todos os cadastrados no Departamento de Regulação, Controle e Avaliação da Secretaria de Saúde de São Carlos foram avisados e receberam um comunicado, sendo que 164 se deslocaram em ônibus cedido pela Prefeitura de São Carlos ou veículos particulares, até o AME. 124 pacientes não compareceram.

O procedimento está sendo novamente realizado através de convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado, por meio da Diretoria Regional de Saúde – DRS-III de Araraquara.

Nesta primeira etapa os pacientes passarão por uma consulta oftalmológica para uma avaliação pré-operatória, fundamental para planejamento da melhor estratégia cirúrgica a ser utilizada para cada pessoa, com o cálculo das lentes intraoculares a serem implantadas.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Palermo, a Prefeitura oferece o transporte e alimentação para todos os pacientes que são chamados e confirmam a consulta. “O nosso esforço é no sentido de atender todos que necessitam de atendimento na oftalmologia, por isso buscamos essa parceria com o Estado, porém contamos com a responsabilidade de todos. Também levamos para cirurgia, porém não são agendadas todas para um único dia, são 30 ou 40 por dia. Apesar do custo com o transporte e alimentação, a economia é grande para a Prefeitura. Se fôssemos pagar 150 procedimentos para a rede particular fazer gastaríamos pelo menos R$ 250 mil, dessa forma não gastamos nem R$ 5 mil”, afirma o secretário.

Palermo disse, ainda, que a Secretaria de Saúde fechou parceria com o Hospital dos Olhos de Araraquara e mais 200 consultas oftalmológicas estão sendo disponibilizadas para o município.

A Secretaria de Saúde também possui convênio com a Santa Casa de São Carlos e 30 cirurgias oftalmológicas serão realizadas mensalmente pelo hospital.