Maria Butcher faz show no Sesc São Carlos no próximo domingo

Cantora se apresenta no SESC
O show, Tropicália Moderna, traz músicas que são releituras desse movimento tão importante para a música brasileira.

A Tropicália foi um movimento artístico-cultural de contestação concentrado entre os anos de 1968 e 1969 e teve grande amplitude, abarcando diferentes tipos de manifestações artísticas, em um cenário em que repressões políticas e quadros autoritários levaram ao uso da alegoria como ferramenta das mais utilizadas para driblar a censura feroz presente naquele período. 

O tropicalismo destacou-se como um marco na história da arte brasileira, trouxe discussões políticas e estéticas, resgatou debates e abordagens artísticas iniciadas na Semana de Arte Moderna de 1922.

Pode-se sintetizar que o movimento foi uma tentativa de reinterpretar o Brasil, seus valores, símbolos, heróis e temas negligenciados, e ao mesmo tempo, sob a ideia de atualização, incorporar elementos que vinham de fora, mas de forma antropofágica, devolver ao exterior uma versão artística genuinamente brasileira. 

Para esse show do Sesc, a cantora Maria Butcher traz para os amantes da Tropicália, sua interpretação em diversas canções de artistas consagrados desse grande movimento da música nacional. 

E para os iniciantes ao Tropicalismo será uma maneira de conhecer esse importante movimento e ouvirem os sons do famoso álbum, “Tropicália ou Panis Et Circensis”, considerado uma espécie de manifesto musical do Movimento, e que foi lançado por Caetano Veloso, Gilberto Gil, Torquato Neto, Capinam, Tom Zé, Nara Leão, Gal Costa, Os Mutantes e Rogério Duprat, em 1968. A obra trouxe uma mescla de Música Popular Brasileira, Rock’n Roll, o Concretismo e a Cultura Pop.
Serviço:

Data: 5 de junho, domingo.

Horário: 16h.

Ingressos: Grátis. Retirada limitada a 1 ingresso por pessoa, com 1h de antecedência. Lugares limitados. Livre 

Local: Unidade São Carlos – Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jd. Gibertoni – São Carlos – SP