Médico de Ribeirão Preto dissemina conhecimento em cirurgia de câncer de mama nos EUA

Médico vai aos EUA

Procedimento oncoplástico é ensinado a médicos nos Estados Unidos pelo mastologista Gustavo Zucca

Mais uma vez o mastologista ribeirãopretano Gustavo Zucca segue para os Estados Unidos para dar curso de oncoplastia a médicos daquele pais. Cirurgia oncoplástica significa usar técnicas de cirurgia plástica para tratar o câncer de mama e fazer, dessa maneira, que a paciente da doença consiga a melhor estética na mama operada. Os estudos deste tipo de tratamento começaram nos anos 1990 em vários países e o Brasil foi o primeiro no mundo a publicar trabalho científico sobre o tema pela USP-Ribeirão. O primeiro centro de treinamento em oncoplástica no país foi idealizado aqui na região pelo mastologista Zucca e o ginecologista Angelo Matthes no Hospital do Amor, em Barretos, quando formaram 56 profissionais. “Conhecimento não pode ter limite. Ele deve ser disseminado para ajudar no melhor tratamento da paciente com câncer de mama”, afirma Dr. Zucca.

Dessa vez, o destino do médico é Las Vegas do dia 24 a 26/1, na School of Oncoplastic Surgery, uma entidade internacional, sem fins lucrativos, para curso teórico-prático com demonstrações cirúrgicas em cadáveres e simuladores Mastotrainers. Em fevereiro, ele ministra curso na Espanha e, em maio, na Nova Zelândia. “ Não só a cirurgia oncoplástica é contemplada, mas também ensinamos a reconstrução da mama afetada pela doença. É o Brasil exportando conhecimento. Esse é o propósito das minhas viagens e de colegas brasileiros”, finaliza o mastologista.

Sobre Gustavo Zucca

– Mastologista com especialização em oncoplastia e cirurgia reconstrutora da mama pelo Instituto Europeu de Oncologia – Milão; Pós-Doutorado pela Universidade Estadual Paulista, Unesp; Codiretor da School of Oncoplastic Surgery; ex-Coordenador do Departamento de Mastologia e Reconstrução Mamária do Hospital de Câncer de Barretos.