Médico de São Carlos diz: “As UTIs estão lotadas de jovens intubados com COVID”

UTIs lotadas

Com 22.208 casos positivos de COVID-19 em São Carlos, o ex-secretário de Saúde e médico intensivista da UNIMED, Marcus Vinícius Franzin Bizarro criticou o governo municipal, assim como os vereadores. Eles questionou se nenhum destes entes vai tomar atitudes para conter a pandemia. “Os casos só aumentam, a desculpa de que deveria haver um lockdown regional já não cola, Araraquara entrou essa semana (em lockdown)”, disse.

O médico pintou um quadro preocupante sobre a COVID em São Carlos. “Sabe o que nós, profissionais de saúde, estamos sendo obrigados a ver essa semana? UTIs lotadas com jovens intubados. E cada vez mais relatos de nossos colegas do SUS sobre pacientes morrendo sem assistência adequada nas UPAS por falta de vagas em UTIS”, revelou.

Marcus também pediu posição do Ministério Público com relação à COVID na cidade. Dados mostram que a Unimed, onde Marcus trabalha, é responsável por atender hoje 34,34% dos casos na cidade. São 7.627 positivos. Atualmente, São Carlos tem 421 óbitos.

Internações

Segundo a Prefeitura, estão internadas 107 pessoas, sendo 29 adultos na enfermaria. 9 pacientes estão em Unidades de Cuidados Intermediários (UCI – Santa Casa), 4 estão em Unidades de Suporte Ventilatório (USV – HU/UFSCar). No total na UTI adulto estão internadas 62 pessoas, sendo 42 em leitos de UTI/SUS e 20 em leitos de UTI da rede particular. Na enfermaria SUS 2 crianças estão internadas neste momento. Um criança ocupa vaga de UTI/SUS. Cinco pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos neste momento. A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS adulto está em 95,45% (42 adultos estão internados).

Neste momento o município disponibiliza 44 leitos adulto de UTI/SUS para COVID-19, já que a Santa Casa voltou a operar com 30 leitos adulto para UTI/SUS, 20 leitos de UCI, 6 de UTI infantil e 8 de enfermaria o Hospital Universitário (HU/UFSCar) opera com 14 leitos de UTI/SUS adulto, 6 de Unidade de Suporte Ventilatório (USV) e 15 de enfermaria.

UPA – Onze pessoas estão neste momento sendo atendidas em leito de estabilização da UPA do Santa Felícia e do Centro de Triagem. Os pacientes já estão cadastrados e aguardam transferência via CROSS.