Médico intensivista de São Carlos diz: “Manaus está logo aqui!”

É preciso ter cuidado com a COVID-19

Curado da COVID-19, o médico da Unimed São Carlos que atua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Marcus Vinícius Franzin Bizarro, fez um alerta e um desabafo no dia de ontem, 25. “78% de ocupação de leitos de UTI, sabem o que significa?”, questionou.

Marcus explicou que praticamente não se tem mais leitos em São Carlos. “Acabaram os leitos de UTI no SUS. Explico: a taxa de renovação dos leitos de COVID é muito baixa – os pacientes ficam muitos dias internados- e a taxa de novas internações está muito alta. Na prática, muitos pacientes vão passar um dia inteiro aguardando vaga na UTI em ambientes inadequados, o que nas primeiras horas após intubação pode significar perder a chance de melhorar. FIQUEM EM CASA! Manaus está logo aqui!”

Atualmente, São Carlos tem 90 óbitos pela doença, sendo que somente no dia de foram positivados mais 191 exames.  Dos 8.061 casos positivos, 7.591 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 5 óbitos sem internação, 465 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 334 receberam alta hospitalar e 85 positivos internados foram a óbito. 7.524 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 23.333 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (186 resultados negativos foram liberados hoje).

Estão internadas neste momento 71 pessoas, sendo 30 adultos na enfermaria (22 positivos, 7 suspeitos e 1 negativo). Na UTI adulto estão internadas 35 pessoas (32 positivos, 2 suspeitos e 1 negativo). Neste momento 5 crianças estão internadas na enfermaria, todas com suspeita da doença. Uma criança também com suspeita da doença está internada na UTI. 10 pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos (Ibaté, Descalvado, Dourado e Porto Ferreira). A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS está hoje em 78% (25 pessoas estão internadas em leitos de UTI/SUS. Na enfermaria/SUS estão internadas 20 pessoas. Na rede particular 15 pessoas estão internadas na enfermaria e 11 na UTI.

O município conta desde a última sexta-feira (22/01) com 32 leitos UTI/SUS, sendo 10 no Hospital Universitário (HU) e 22 na Santa Casa (18 leitos na ala adulto e 4 na ala pediátrica).