
As meninas conhecaram pontos importantes do trabalho que é realizado no DEMa da UFSCar
O Projeto Atena – Atividades de Tecnologia e Engenharia para Meninas, realizado pelo Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), concluiu sua edição de 2025, com quatro encontros entre os meses de setembro e novembro na Universidade. A iniciativa reuniu, em parceria com o Projeto Vem Saber, da Universidade de São Paulo (USP), 24 alunas do Ensino Médio da Escola Estadual José Ferreira da Silva, da cidade de Descalvado (SP).
O objetivo da atividade de extensão é democratizar o acesso à tecnologia e engenharia, além de incentivar a carreira científica entre meninas e jovens da região. Iniciado em 2023, o Projeto já envolveu mais de 70 estudantes de escolas públicas e tem como missão contribuir para maior participação feminina na ciência, engenharia e tecnologia.
Durante a programação de 2025, as participantes tiveram uma experiência prática completa em ciência dos materiais. Um dos destaques foi o projeto de fabricação de pratos cerâmicos, no qual as estudantes aprenderam princípios de cerâmica decorativa e acompanharam todo o processo de produção. Elas modelaram os pratos, realizaram pesagens e medições em várias etapas, fizeram a pintura com esmalte cerâmico e levaram para casa o produto final, resultado do próprio trabalho.
As estudantes também assistiram a palestras sobre metais, cerâmicas e polímeros, e visitaram diversos laboratórios da universidade, incluindo o Laboratório de Caracterização Estrutural (LCE) da UFSCar, entrando em contato direto com o ambiente universitário e as práticas de pesquisa científica.
Além das atividades técnicas e científicas, as participantes vivenciaram o cotidiano universitário de forma completa, incluindo a experiência de almoçar no Restaurante Universitário (RU) da UFSCar. Essa imersão proporcionou às estudantes não apenas conhecimento científico, mas também uma aproximação real com a vida acadêmica, inspirando-as a vislumbrar seu futuro no ensino superior e nas carreiras de ciência e tecnologia.
Meninas no conhecimento
Para a professora Elaine Russi, que acompanhou as estudantes durante o projeto, a experiência foi muito enriquecedora. “O acolhimento com as estudantes, a programação diversificada – atenta sempre a articular conhecimento e prática – e, especialmente, a competência e dedicação da equipe, foram pontos de destaque”, destacou.
A professora ressalta que o projeto vai além de sua essência inspiradora de incentivar maior participação de mulheres na ciência. “O projeto aproxima a universidade da escola pública, o que diminui as distâncias entre o saber acadêmico e a prática escolar, além de estimular desde cedo as estudantes a ingressarem neste universo e a trilharem bons projetos de vida”, afirmou.
A estudante Laura Lopes, participante do Ensino Médio, ficou entusiasmada com a experiência. “Gostei do ambiente e amei as palestras, me fascinei pelo curso e me senti extremamente lisonjeada ao receber um livro autografado. Além de me impressionar com cada laboratório, também gostei de fazer meu próprio prato de cerâmica”, relatou a jovem.
O sucesso da edição de 2025 confirma a relevância do Projeto Atena na formação de futuras cientistas e engenheiras. A iniciativa, coordenada pelas professoras Danielle Cristina Camilo Magalhães e Juliana Mara Pinto de Almeida, ambas do DEMa, e financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq – nº 31/2023), terá continuidade em 2026, mantendo o compromisso de democratizar o acesso à ciência e tecnologia e de aproximar cada vez mais jovens estudantes do ambiente universitário e das carreiras científicas.


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