Mestre no assunto, João Moura dá dicas de como crescer na área da fotografia

Fotos de família e festas em geral é uma área que está em crescimento, rende bons trabalhos, além de ser uma oportunidade de negócios
Docente do Senac São Carlos dá dicas para quem está interessado em começar a atuar na área de fotografia
Nesses tempos em que tudo pode ser fotografado e todo mundo arrisca os melhores clicks, é o olhar apurado e especializado de quem entende de fotografia que faz a diferença. Essa nova cultura de compartilhar cliques não só tem gerado um grande consumo de imagens, mas também ajudado a aquecer o mercado, assim como a multiplicar os interessados em fazer dessa arte uma profissão.

João Moura, docente da área de comunicação e artes do Senac São Carlos, comenta que a fotografia é um segmento que está em evidência e possibilita diferentes formas de atuação. “As fotos de família, por exemplo, que englobam ensaios de gestantes, bebês recém-nascidos e festas em geral, se trata de uma área que cresce a cada ano, sempre rendendo bons cliques, além de ser uma oportunidade de negócios”. O docente acrescenta, ainda, que também é possível atuar no tratamento de imagens e na montagem dos álbuns.  

Para o especialista, desenvolver o olhar fotográfico é um dos primeiros passos para quem deseja trabalhar no segmento. E para treinar essa percepção, participar de feiras, exposições, workshops, palestras, entre outros eventos, é parte do processo. “Apesar dessa dica ser subjetiva, ela é muito importante para entender o ambiente e saber o que fica e o que não fica bom em uma foto. É necessário saber a composição e os ângulos certos dos elementos”.

Para ele, os fotógrafos modernos precisam ter o material adequado, como uma boa máquina fotográfica e aparelhos que auxiliam na estabilização e na iluminação do ambiente, além de conhecerem técnicas históricas e atuais da área. “Aliar criatividade, conhecimentos e efeitos de luz, ângulo e profundidade garante inspiração e imagens com boa qualidade e resolução”, destaca.

Outro ponto importante é a divulgação do trabalho, seja para profissionais que estão começando ou mesmo para quem já está estabelecido no setor. Com a popularização das redes sociais que trabalham cada vez mais com imagens, o fotógrafo pode aproveitar essas plataformas para conquistar clientes por meio delas. “O Instagram e o Pinterest, por exemplo, possuem um amplo apelo visual e são caminhos naturais para a publicação das fotografias. Além disso, o Facebook e o LinkedIn também podem ajudar”, explica o docente.          

Vale lembrar que o mercado está sempre se reinventando e, diante do aumento da concorrência, é sempre recomendado buscar cursos de capacitação, bem como usar a criatividade para oferecer serviços diferenciados.

O Senac São Carlos oferece um amplo portfolio na área de fotografia.
Para saber mais, acesse o portal Senac: www.sp.senac.br/saocarlos.

Serviço:
Senac São Carlos

Local: Rua Episcopal, 700 – Centro, São Carlos – SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/saocarlos