Metas para 2021: maneiras de redefini-las durante a pandemia

Para muitas pessoas, a mudança de ano não significa apenas mais uma um registro no calendário – é a chance de colocar um foco maior nos planos para o novo ciclo de 365 dias que está por vir. Mas neste ano, pensar no longo prazo está sendo muito difícil, ainda mais sabendo que as metas e resoluções estabelecidas em janeiro do ano passado foram por água abaixo, devido às circunstâncias imprevistas.De fato, a pandemia Covid-19 serviu apenas como um lembrete visceral de que algo inesperado pode cruzar o nosso caminho bem planejado, interrompendo todo o progresso. Também tornou o percurso à frente pouco claro. Isso fez com que muitas pessoas reavaliassem seus planos de ano novo.Sim, 2020 foi difícil e o que se tem de concreto para vira a página ainda é muito pouco frente aos fatos deste ínicio deste ano. Como muitos especialistas estão observando, um “retorno ao normal” – que significa a vida exatamente como era antes da Covid-19 – é altamente improvável. O futuro se tornou menos previsível, o que também significa que definir metas é muito mais complicado.Provavelmente muito da realidade que vivemos e as lutas que enfrentamos continuarão por um bom tempo. Mas se a incerteza em torno da pandemia facilmente pode fazer as pessoas verem seus planos para o novo ano serem jogados ao vento, de maneira oposta está fazendo com que muitas outras se curvem e continuem lutando pelo autoaperfeiçoamento.

E você, como planeja redefinir suas metas para este ano?

Tendo em mente as experiências do ano de 2020, talvez seja sábio planejar algumas estratégias que vão ajudar você a prosperar e ser mais feliz neste ano. Sim, provavelmente ainda é aconselhável ter suas assinaturas dos serviços de streming ativas, mas essas ideias podem garantir, independente dos rumos dos acontecimentos, que você tenha algumas metas para alcançar em 2021.  

Focar na saúde física e mental

É fato que 2020 colocou, de todas as formas, a sua saúde em cheque. Depois de um ano inteiro de confinamento, sem acesso aos meios usuais de fazer exercícios, não é nenhuma surpresa que você tenha como objetivo melhorar sua saúde física. Isso pode incluir uma alimentação mais saudável, encontrar lugares ao ar livre para caminhar com regularidade, ou mesmo tentar uma dieta mais adequada aos seus propósitos.Você, como muitos outros, pode ter descoberto as propriedades curativas da natureza durante esse tempo de isolamento, e isso pode ser surpreendentemente útil para sua saúde mental. Entre as suas resoluções, inclua continuar essas atividades e visitar seus pontos naturais favoritos. Você pode, por exemplo, passar alguns minutos do seu dia apreciando os pássaros ou as plantas em seu jardim, o que certamente trará leveza para os seus pensamentos.

Planejar alguma diversão

Enquanto as vacinas estão chegando, ninguém está fora de perigo. Mas isso não significa que não haverá alegria em 2021. Você deve planejar algo que o faça feliz. Talvez uma boa ideia seja se interessar por um novo hobby ou praticar um novo hábito, como meditação ou caminhada na natureza.

Talvez você possa até começar a planejar uma viagem para algum lugar antes do final do ano, consciente dos limites da Covid-19, claro, pois com estes tempos imprevisíveis, é preciso estar sempre preparado para ajustar seus planos ou reprogramá-los. Mas nada o impede de escolher um destino preferido, uma hora isso irá acontecer!

Revisar o desempenho profissional

Como você se sentiu em relação ao seu emprego ou ao seu negócio neste ano que passou? Seu desempenho no trabalho foi bom? Suas relações de trabalho poderiam ser melhoradas? Escolha uma parte de sua vida profissional para se concentrar e identifique uma maneira de transformá-la em algo que lhe traga compensações financeiras e pessoais.

Pode ser um curso de aperfeiçoamento à distância, um novo site para seu negócio, um investimento em um novo projeto, ou qualquer outra meta que deseja conquistar. Mas não se esqueça – embora redefinir metas de trabalho seja necessário e traga recompensas – talvez uma boa maneira de evitar decepções, principalmente durante este período, é começar aos poucos ou até aguardar um momento mais seguro.   

Continuar dedicando um tempo em casa

Com cinemas, restaurantes e instalações esportivas fechadas, você deve ter encontrado muitas maneiras de se divertir com a sua família em casa – e será ótimo continuar assim. Descobertas como cozinhar, fazer projetos de arte ou contar uma história para seus filhos são mudanças que estarão embutidas para sempre na sua vida cotidiana. Apesar de colocar todas as esperanças de que este será um ano mais fácil, 2021 traçará seu próprio curso e não há dúvida de que trará reviravoltas, bem como adversidades e heroísmo. Mas, ao aplicar otimismo e esforço, bem como algumas dessas estratégias citadas acima, cada um pode alterar a maneira, pessoal e profissional, de chegar ao seu final. Embora seja bom traçar metas para um ano novo, é ainda melhor prosperar nele.

Foto: Pixabay