Ministério da Saúde usa Requisição Administrativa para solicitar ventiladores pulmonares de empresa de São Carlos

Produção da empresa Hortron em São Carlos

Por Renato Chimirri

Os proprietários da empresa Hortron Equipamentos Médicos de São Carlos, Fernando Nogueira e Jonas José Villanova, foram surpreendidos nesta sexta, 5, com uma Requisição Administrativa do Ministério da Saúde solicitando a entrega de 60 ventiladores pulmonares que deverão ser usados para o combate à pandemia de COVID-19 que assola o país. Segundo o artigo do professor Augusto Carlos Borges do Nascimento, a Requisição Administrativa é “uma forma de o Estado-administração interferir na propriedade particular, de forma direta e impositiva, sem a necessidade de intervenção do Poder Judiciário, a fim de suprir necessidades da coletividade em tempo de guerra ou em caso de perigo público iminente, assegurando, no entanto, o direito de os particulares serem indenizados, na eventualidade de sofrerem danos, após a requisição do bem ou serviço”.

De acordo com Fernando Nogueira, a Requisição Administrativa chegou por e-mail no final da tarde deste dia 5. Ele realizava uma negociação na sede da empresa quando abriu o e-mail e viu o pedido do Governo Federal via Ministério da Saúde. “Havia essa notificação solicitando 60 máquinas”, afirmou.

O empresário explicou ao São Carlos em Rede que nesse momento não dispõe de todo esse estoque, mas que junto com seu sócio e os colaboradores da Hortron será realizada uma “força-tarefa” para produzir pelo menos 40 equipamentos que serão levados na segunda-feira, dia 8, para o Aeroporto de Guarulhos, local da entrega. “Vamos produzir neste final de semana, esse esforço será realizado porque entendemos a situação que o país está passando com a pandemia de COVID-19 e vamos dar a nossa contribuição”, salientou.

Fernando destacou que após a entrega desse primeiro lote, espera produzir os outros 20 aparelhos em pelo menos dez dias e assim entregar os 60 solicitados. “Foi realmente uma surpresa, nessa carga, esse volume de aparelhos, estamos falando de pelo menos R$ 3,5 milhões de nossa empresa”, afirma.

Sobre a Hortron

A Hortron atua nos segmentos de medicina esportiva, cirurgias invasivas e artroscopia, oferecendo soluções para procedimentos de otorrino, cirurgia facial, neurocirurgia, entre outros, bem como a produção de ventiladores pulmonares. Com amplo conhecimento e experiência na área, a Hortron continua inovando para garantir o melhor para seus clientes.

A missão da empresa é oferecer soluções e produtos na linha de medicina esportiva com qualidade e transparência. Com a visão de ser líder do mercado na área de medicina esportiva. Os valores da Hortron são: ética, transparência e qualidade.

Acesse o portal da Hortron: https://hortron.com.br/