Morre Robert Redford, ícone de Hollywood e fundador do Festival de Sundance

Ele tinha 89 anos

O cinema mundial perdeu nesta terça-feira (16) um de seus grandes nomes: o ator e diretor Robert Redford, que faleceu aos 89 anos. A notícia foi confirmada por sua assessora, Cindi Berger.

Ao longo de mais de seis décadas de carreira, Redford se consagrou em papéis memoráveis, como nos clássicos “Butch Cassidy” (1969), “Todos os Homens do Presidente” (1976) e “Proposta Indecente” (1993). Como cineasta, conquistou reconhecimento internacional com “Gente Como a Gente” (1980), longa que lhe rendeu o Oscar de Melhor Diretor, e com “Nada é Para Sempre” (1992).

Sua contribuição para a sétima arte vai além das telas. Redford fundou o Sundance Institute, instituição dedicada a apoiar produções independentes de cinema e teatro, responsável pela realização do renomado Festival de Sundance, considerado um dos maiores espaços de exibição do cinema alternativo no mundo.

Fora do meio artístico, Redford também se destacou como defensor do meio ambiente. Desde 1961, quando se mudou para as montanhas de Utah, tornou-se um porta-voz ativo da preservação da natureza, especialmente das paisagens do oeste norte-americano.

Com sua trajetória marcada por talento, inovação e engajamento, Robert Redford deixa um legado que transcende o cinema, inspirando tanto artistas quanto ativistas em todo o mundo.