Duas pessoas desapareceram enquanto nadavam na tarde de quarta-feira, 3, em Lajeado e em Taquari. As ocorrências tiveram horários próximos, por volta das 16h. As vítimas foram encontradas sem vida na quinta-feira, 4, com a ajuda de bombeiros e o apoio da Companhia Especial de Busca e Salvamento (CEBS), de Porto Alegre.
Em Taquari, Gabriel Araújo, 15, banhava-se em um açude da Cidade, próximo a divisa com Bom Retiro do Sul. O adolescente teria tentado atravessar o açude a nado, mas não chegou à outra margem. As buscas profissionais começam na manhã de quinta-feira. No entanto, o corpo foi encontrado por populares antes da chegada do reforço. As circunstâncias do afogamento devem ser apuradas pela investigação.
O CEBS também auxiliou na busca pelo corpo de Everaldo Brites Baicoa, 40. O morador de estrela teria se afogado em um balneário de Lajeado, no encontro entre os rios Forqueta e Taquari. O homem estava com a filha de dois anos e a esposa, quando submergiu.
Segundo os bombeiros, o corpo da vítima foi encontrado à tarde, cerca de três quilômetros distantes do ponto de desaparecimento. O corpo foi encaminhado ao Departamento Médico Legal (DML) de Lajeado para necropsia.
ATENÇÃO
As altas temperaturas levam muitas pessoas a procurar açudes, rios ou balneários para tentar fugir do calor. Mas é necessário ter cuidado na hora de entrar na água. Confira se o local é apropriado para banho e obedeça a sinalização dos locais perigosos. Mantenha as crianças sempre sob sua vista.
Se houver necessidade de socorrer alguém, procure um material flutuante para jogar até a pessoa, pedindo por ajuda. Se pretender entrar no mar, rio ou lagoas, cuidado com os excessos de comida e bebida, principalmente de bebidas alcoólicas. Jamais caia na água com o estômago cheio. Se você perceber que irá se afogar, ou se não estiver se sentindo bem, não se intimide e grite por socorro.









