Ícone do site São Carlos em Rede

Ribeirão Preto confirma dois casos de mpox

Ribeirão Preto confirma dois casos de mpox

Ribeirão Preto confirma dois casos de mpox

A Prefeitura de Ribeirão Preto confirmou dois casos de mpox em 2026, segundo atualização divulgada até a última quarta-feira (11). Os dados constam no Painel da Mpox, sistema que acompanha as notificações e a evolução da doença no município.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, os pacientes diagnosticados são dois homens. Um deles está na faixa etária de 30 a 39 anos, enquanto o outro tem entre 40 e 49 anos.

Desde o início do ano, cinco ocorrências suspeitas foram analisadas pelas equipes de vigilância epidemiológica. Entre elas, duas foram descartadas após resultado laboratorial negativo e uma ainda permanece em investigação, aguardando conclusão de exames.

Publicidade

Até o momento, não há registro de mortes relacionadas à doença na cidade em 2026.

O que é mpox?

A mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, é uma doença viral causada por um vírus da mesma família da antiga varíola humana. A transmissão ocorre principalmente por contato direto com lesões na pele, fluidos corporais, secreções respiratórias ou objetos contaminados.

Os sintomas mais comuns incluem febre, dor de cabeça, cansaço, inchaço dos gânglios linfáticos e erupções cutâneas, que podem evoluir para lesões na pele. Na maioria dos casos, a doença apresenta quadro leve a moderado, mas exige acompanhamento médico e medidas de isolamento para evitar a propagação.

Leia mais: São Carlos lança Programa de Incentivo Fiscal para atrair empresas

Sair da versão mobile