Debate sobre alteração na Lei Orgânica de Gramado acontece em Audiência Pública

Foi realizada ontem (dia 17) uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores para debater mudanças na Lei Orgânica municipal. A Lei foi criada em 1990 e apenas passou por mudanças pontuais ao longo dos anos, é a primeira vez que será totalmente revista.

A Comissão de Alteração à Lei Orgânica é presidida pelo vereador Dr. Ubiratã (PP) e composta pelos vereadores Manu Caliari (PRB), Professor Daniel (PT), Renan Sartori (PMDB) e Rosi Ecker Schmitt (PP). A Lei em vigor possui 157 artigos, se a proposta de alteração for aprovada, poderá ter mais de 200.

Grande parte das alterações são para entrar em conformidade com a Constituição Federal e Estadual, como também atualizações. Alguns pontos, entretanto, são totalmente novos. A seção que rege as designações dos sub-prefeitos foi criada agora, por exemplo.

A nova Lei também traz mudanças na administração do dinheiro. Uma mudança é que quando restarem recursos no Legislativo (devido a vetos e emendas) o mesmo poderá designar para o que será utilizado, não somente o devolvendo ao Executivo como outrora.

Um dos pontos que chamam a atenção é a proibição de voto secreto dentro das votações da Câmara, bem como a atualização de nepotismo. Na proposta de nova legislatura não é permitido em cargos de comissão cônjuges e parentes de até 2º grau não somente do prefeito, mas também de vereadores e secretários municipais, entre outros.

Na discussão foi bastante colocada a questão dos terrenos não aproveitados. Questionou-se a possibilidade de dar prazo para o aproveitamento dos mesmos e o que seria de fato “aproveitamento”.

Todas as alterações foram feitas após muito estudo e leitura de leis de outros municípios. “Trabalhamos artigo por artigo, analisamos as leis estaduais, federais e municipais, enfim promovemos inúmeras reuniões para que o projeto apresentado à comunidade atenda as reais necessidades de Gramado”, explicou Dr. Ubiratã.

O projeto está disponível no site da Câmara de Vereadores de Gramado (http://www.gramado.rs.leg.br/). A comunidade ainda poderá sugerir mudanças e melhorias até o dia 27 deste mês, quando terá início a votação sobre a proposta.