Mudanças na página principal do Facebook desagradou alguns investidores. Nesta última sexta-feira, 12, as ações da empresa tiveram queda de mais de 4% após o presidente-executivo, Mark Zuckerberg, anunciar mudanças. Segundo ele, o novo formato vai impactar o engajamento dos usuários no curto prazo.
Zuckerberg disse na véspera que a maior rede social do mundo atualizará a página principal, o feed de notícias, para priorizar o que compartilham amigos e a familiares, reduzindo o conteúdo não publicitário de veículos de mídia e marcas.

O objetivo da mudança é que as pessoas utilizem a rede social de forma mais efetiva, conectando-se com amigos e familiares e consumindo conteúdo de interesse. Dentro desta nova lógica, especula-se que os usuários acabem ficando menos tempo no Facebook, o que causou uma queda de mais de 4% da ação da empresa.
A mudança acontece após críticas de que os algoritmos do Facebook podem ter priorizado a desinformação e informações enganosas nos feeds das pessoas, influenciando as eleições presidenciais norte-americanas de 2016.
O Facebook disse que seu novo sistema de classificação impactará o conteúdo não publicitário de marcas e veículos de mídia, como notícias e postagens de vídeos virais, mas não alterará a visibilidade de anúncios pagos.