Ícone do site São Carlos em Rede

Muito trabalho em Estrela no auxílio a atingidos e na recuperação de estragos

 

Equipes da Defesa Civil, Secretaria de Obras, do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), Bombeiros e outros órgãos de Estrela trabalharam direto ao longo das últimas horas no auxílio às famílias que tiveram suas casas atingidas pela tempestade do fim da tarde deste domingo. Também na desobstrução de vias municipais e remoção de entulhos e árvores caídas em calçadas e ruas da cidade. Estrago no interior foi grande e escolas também foram danificadas.

De acordo com os levantamentos da Defesa Civil e da Sedesth, mais de 30 famílias tiveram suas casas destelhadas e precisaram do auxílio para a colocação de lonas. Algumas ruas ficaram interrompidas e a RS-129 teve trechos bloqueados. “Foi intenso nosso trabalho, que iniciou ainda de noite, na desobstrução de ruas. E seguiu firme ao longo desta segunda-feira. Foram muitas as casas destelhadas e atingidas por galhos e árvores”, afirma o secretário de Obras, Cristiano Nogueira da Rosa.

Publicidade

O secretário de Agricultura de Estrela, José Adão Braun, diz que o estrago no campo só não foi maior ou como poderia ter ocorrido visto as proporções da tempestade e da força dos ventos porque a principal cultura do momento ainda está em fase de crescimento. “A sorte é que a nossa plantação da época, o milho, na sua grande parte está ainda em fase de crescimento, ou seja, pequeno, sem espigas, o que evitou os pés de serem quebrados ou arrancados na sua maioria. Mas por exemplo foram muitos os postes, mais antigos, que caíram e num verdadeiro efeito dominó deixaram muitas áreas no interior sem energia, telefonia e isso sim também pode trazer prejuízos”, destaca. Algumas estruturas de estufas e aviários sofreram danos.

Conforme o secretário da Educação, Marcelo Mallmann, muitas escolas também sofreram prejuízos. Seis delas inclusive com destelhamentos, e algumas seguiam sem energia elétrica até esta tarde. Foram atingidas, por exemplo, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Ruth Markus Huber (Bairro Boa União), Leo Joas (Bairro das Indústrias), Odilo Afonso Thomé (Bairro Imigrante), e as Escolas de Educação Infantil (Emeis) Paulo Freire (Indústrias), Arco-Irís (Imigrantes) e Casa da Criança (Cristo Rei). “Estamos na medida do possível tentado resolver logo os problemas ocasionados”, explica.

 

AI – Prefeitura de Estrela

 

Sair da versão mobile