Município forma grupo para aumentar segurança

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) de Segurança Pública de Estrela realizou, na manhã de ontem(24), sua primeira reunião. Participaram do encontro, no Salão Nobre da Prefeitura de Estrela, representantes e gestores de entidades e órgãos municipais e civis que participarão do gabinete e suas atribuições. Próxima reunião já foi agendada para o dia 21 de novembro, em mesmo horário e local.

Marcaram presença a subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Polícia Civil e Militar, Bombeiros, Câmara de Vereadores, Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Secretaria Municipal da Saúde e outros, como também o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplade), Paulo Finck, o coordenador municipal de trânsito, Gerson Teixeira, e o chefe de gabinete Jorge Both. Na pauta, além da apresentação das atribuições do GGI-M, foram discutidas questões como a eleição e/ou indicação do Secretário Executivo; e a escolha dos membros da Direção, que entre outra funções terá que secretariar, arquivar, redigir documentos e escolher as pautas ligadas à segurança pública do município que sempre serão abordadas nas futuras reuniões.

“Estamos com a criação do GGI-M fechando um ciclo muito importante para a área da segurança”, destaca Finck, que foi indicado pelo Prefeito Rafael Mallmann para ser o coordenador executivo, e aclamado na reunião pelos participantes para a função. “E para nosso primeiro encontro podemos dizer que foi muito produtivo. Tanto que mesmo sem estar na pauta já saíram ótimas sugestões para nossos futuros encontros e ações, aos quais esperamos contar com a presença de todos novamente, e mesmo daqueles que não puderam comparecer hoje.”

O GGI-M credencia Estrela, por exemplo, a concorrer aos recursos federais disponibilizados pelo Ministério da Justiça e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para projetos na referida área, como câmeras de videomonitoramento; ou na forma de consórcio com outros municípios da região. “O GGI-M é agora um pré-requisito na busca de recursos ou mesmo na hora de se pleitear mais efetivo para as mais diversas frentes de atuação da nossa segurança pública”, completa Teixeira, eleito secretário do gabinete.