Prefeitura e Câmara de São Carlos não se posicionarão sobre a possível perda do Museu Asas de Um Sonho?

Museu Asas de Um Sonho tem um importante acervo
Museu Asas de Um Sonho tem um importante acervo

O Museu Asas de Um Sonho tem um acervo considerável

O Museu Asas de Um Sonho, segundo publicou o Jornal O Globo no dia 20 de abril deste ano, deverá se mudar de São Carlos para Itu onde Marcos Amaro, filho do saudoso Comandante Rolim Amaro, já tem atividades. Segundo consta, a LATAM, fusão da TAM e da chilena LAN, que surgiu em 2010, está querendo o espaço onde está o acervo para aumentar sua capacidade de trabalho já que o MRO de manutenção de aeronaves está instado aqui na cidade.

Dito isso, é preciso perguntar à Prefeitura de São Carlos e à Câmara Municipal: vocês não vão se pronunciar sobre a questão do Museu Asas de Um Sonho? Vão deixar simplesmente o museu ir embora e nada será falado para a sociedade são-carlense?

Convém dizer que o Museu Asas de Um Sonho está fechado desde 2016 e na minha modesta opinião, São Carlos, enquanto governo municipal, nunca deu à devida atenção para este espaço que poderia ser pujante para o turismo.

Onde o Museu Asas de Um Sonho está, concordo, é longe e de difícil acesso para a visitação do público. Contudo, há tempos que defendo que São Carlos deveria ter um Parque de Exposições construído pela própria Prefeitura para fomentar o turismo, abrigar feiras de tecnologia (vocação da cidade), bem como as festas universitárias. Se procurar direitinho, pode existir uma área institucional para a municipalidade construir um local onde o museu poderia ser abrigado, mas parece que nem Departamento de Fomento ao Turismo temos direito. O que esse departamento faz?

Lembro, vagamente, que a Prefeitura tinha interesse em levar estudantes ao Museu Asas de Um Sonho, isso foi anunciado com pompa pela Secretaria de Comunicação, mas que fim levou esse projeto? Está funcionando?

O objetivo do texto é proporcionar um debate saudável sobre esse tema. Vamos realmente perder? Se vamos, não temos nada para fazer?

Ultimamente nos preocupamos tantos com coisas não tão importantes que fomentar o turismo com um acervo que é o maior da América Latina em termos de aviação deveria ser prioridade, pois isso gera emprego e renda. Mas será que estamos preparados para essa conversa?

Renato Chimirri

Leia mais: Augusto, jovem de São Carlos, luta contra o câncer e precisa de nossa ajuda