Museu Histórico de São Leopoldo está com as portas fechadas

A história de São Leopoldo e do Vale dos Sinos não escapou dos momentos de crise que assolam nosso país. Isso porque o Museu Histórico de São Leopoldo, um dos mais importantes museus de memória do Estado, está temporariamente fechado por falta de verba.

De acordo com o Diretor do Museu, o Museólogo e Historiador Giovanni Mesquita do Estreito, há sete meses que o museu não recebe o repasse de verba do convênio fechado com a Prefeitura do Município. Por este motivo, foram obrigados a fechar as portas da entidade por tempo indeterminado.

Atualmente, 70% da verba recebida provém do convênio firmado com a Prefeitura de São Leopoldo. Os outros 30% chegam através de mantenedores e apoio de empresas. Giovanni explica que há cerca de dois anos se busca a autonomia e sustentabilidade do museu, que é uma entidade privada, para não mais depender de repasses do município. Por este motivo, conta com o apoio da comunidade e das empresas que queiram ajudar. As entidades jurídicas podem contribuir com doações que podem ser abatidas no Imposto de Renda. O cidadão pode ajudar tornando-se sócio mantenedor da entidade, pagando uma mensalidade.

O Diretor lamenta ter que fechar as portas do Museu e afirma que, sem o apoio necessário, o fechamento poderá ser permanente. “Fechar as portas de um Museu desta proporção é uma perda muito grande da memória da região. Dependemos muito da comunidade para darmos continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido”, afirma Giovanni.

Para entender os motivos do repasse não estar sendo liberado ao Museu, possibilitando, assim, manter as portas abertas ao público, nossa equipe tentou contato com a Prefeitura Municipal de São Leopoldo. Infelizmente, não tivemos nenhum retorno.

O Museu Nacional de São Leopoldo foi fundado em 1959 com o objetivo de salvar do esquecimento, da perda e da destruição, objetos, livros, cartas, jornais, documentos e outros elementos que se refiram à história da imigração e colonização alemãs.

O idealizador do projeto foi o Prof. Telmo Lauro Müller e de sua fundação participaram dez municípios que receberam o calor da presença alemã: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, Taquara, Rolante, Montenegro, São Sebastião do Caí, Feliz e Nova Petrópolis.

É uma entidade cultural privada, sem fins lucrativos, mantido por uma associação de amigos e a diretoria tem mandato de 2 anos. Seu acervo é formado por louças, móveis, instrumentos musicais, bandeiras de antigas sociedades, medalhas, alvos do tiro-ao-alvo, móveis, livros, jornais, documentos, fotografias.

A Instituição Municipal está localizada na Av. Dom João Becker, nº491, em São Leopoldo. O telefone para contato é o (51) 3592 4557 . O ingresso custa R$ 5,00 e mantenedores têm entrada franca. Escolas pagam R$ 40,00 por turma.