Na Holanda, homem toma medicamento para insônia e acorda de coma depois de 8 anos

Leitos de UTI no HU

Em Amsterdã, na Holanda, um caso raro foi registrado. Um homem de 37 anos acordou depois de ficar 8 em estado vegetativo. Ele ingeriu o medicamento Zolpidem, indicado para insônia, e voltou a acordar em caráter temporário. O caso foi publicado numa revista científica especializada.

O rapaz se engasgou com um pedaço de carne quando tinha 29 anos e ficou com uma lesão cerebral devido a privação de oxigênio, mas com o tratamento do remédio para insônia, segundo a revista, ele voltou a falar depois de 20 minutos da ingestão de um único comprimido. O relato afirma que ele pediu um fast-food, caminhou e falou com o pai. Ele ficou acordado por 30 minutos e depois voltou para o estado vegetativo.

O medicamento continuou a ser administrado, ele reagiu de maneira positiva, com novas atividades, mas os médicos notaram que o efeito estava diminuindo. O porquê disso acontecer intriga os especialistas que veem relação com a onda cerebral Beta que é responsável por atividades sensoriomotoras.

Há um caso na literatura de um paciente africano que em 1999 tomou o mesmo medicamento, depois de ficar por três anos em estado vegetativo, acordou por algumas horas, mas depois se manteve ativo sem o auxílio do medicamento.