Ícone do site São Carlos em Rede

Empresa de São Carlos, Nanox é finalista regional do Prêmio Inovação Finep 2025

Nanox é finalista regional do Prêmio Inovação Finep 2025

Nanox é finalista regional do Prêmio Inovação Finep 2025

A Nanox é pioneira em trabalhar com nanotecnologia para fornecer soluções sustentáveis para outras empresas da cadeia produtiva

Nanox, uma empresa spin-off do CDMF com sede em São Carlos (SP), é uma das finalistas do Prêmio Finep de Inovação 2025 da Região Sudeste, promovido pela FInanciadora de Estudos e Projetos (Finep), agência nacional de financiamento a pesquisa e inovação. A empresa concorre com o projeto “Design de embalagens funcionais para redução da contaminação dos alimentos” na categoria Cadeias Agroindustriais Sustentáveis, que destaca projetos que promovam a garantia da segurança alimentar da população brasileira e a sustentabilidade da agroindústria nacional.

Os vencedores regionais concorrem ao prêmio nacional de cada categoria e recebem o Selo Prêmio Finep de Inovação – 2025 para uso em materiais de divulgação do projeto premiado.

Publicidade

A cerimônia de entrega dos troféus aos vencedores será no dia 11 de setembro, na sede da Finep, no Rio de Janeiro, com a presença da Ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

Publicidade

Nanox: Prêmio Finep de Inovação

Após um hiato de dez anos, a premiação mais importante do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação retorna em novo formato. Agora, os concorrentes são os projetos da carteira da Finep, apoiados nos mais diversos setores do conhecimento, em todas as regiões do país.

O objetivo é divulgar o estado da arte da inovação brasileira apoiada pela Finep, evidenciando a importância desse fomento à ciência, à tecnologia e à inovação para o desenvolvimento do país, o aumento da competitividade e o bem-estar da sociedade.

De um universo de três mil projetos nas modalidades reembolsável e não-reembolsável, contratados entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024, 300 foram selecionados, numa primeira qualificação. Destes, 144 aceitaram o convite da Finep e disputam os prêmios regionais nas seguintes categorias: Cadeias Agroindustriais Sustentáveis; Complexo Econômico Industrial da Saúde; Infraestrutura, Saneamento, Moradia e Mobilidade Sustentáveis; Transformação Digital da Indústria para Ampliar a Produtividade; Bioeconomia, Descarbonização, Transição e Seguranças Energéticas; Tecnologias de Interesse para a Soberania e a Defesa Nacionais; Deep Tech Startup; Ambiente de Inovação e Infraestrutura de P&D em ICTs.

Nanox

A Nanox é pioneira em trabalhar com nanotecnologia para fornecer soluções sustentáveis para outras empresas da cadeia produtiva. Nascida em 2004 como uma spin-off acadêmica do CDMF/Fapesp, atualmente a Nanox conta com uma equipe multidisciplinar formada nas principais universidades e possui parcerias nos maiores centros de pesquisa. Desde então, a empresa se expandiu para o mundo todo, atuando também na América do Norte, Europa e América Latina.

Com foco na inovação, ao longo dos anos, a empresa já desenvolveu diversas patentes, produtos e aplicações, além de marcas para o seu mercado. Seus produtos também seguem as principais normas e regulamentações ambientais, trazendo sempre as melhores práticas de sustentabilidade no mercado químico e de materiais.

CDMF

Com sede  na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e dirigido pelo Prof. Dr. Elson Longo, o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Leia mais: São Carlos está entre as 50 cidades campeãs de emprego em julho e no ano

Sair da versão mobile