O mundo político de São Carlos em chamas por causa da CPI do Alto Escalão, da Comissão Processante contra Airton Garcia e da possível instalação da CPI dos Remédios amanheceu com a novidade do tucano Netto Donato nomeado como secretário de Governo da Prefeitura. Donato assume o lugar que era de Edson Fermiano que deixou o cargo recentemente em meio ao esfacelamento da administração municipal em termos de alianças políticas.
A missão de Donato será hercúlea. Terá que reconstruir a ponte com a Câmara e ainda demover os vereadores da intenção de se tocar a Comissão Processante que pode levar seu relatório ao plenário, relatório este que pode recomendar a cassação de Airton. Netto Donato precisará conversar com o presidente da Casa de Leis, Roselei Françoso, com Marquinho Amaral, Paraná Filho e outros vereadores que hoje estão na trincheira oposicionista ao governo do prefeito do boné.
A coordenação política da Prefeitura aposta alto. Está trucando com a nomeação de Netto Donato, aposta em sua jovialidade e numa capacidade de gestão de crise que ele terá que demonstrar na prática e assim colocar seu nome como um dos possíveis sucessores do governo Airton Garcia. Isso desencadeará vaidades de outros que fazem parte do grupo prefeito. Vem mais guerra interna aí?
É bem disso do que se trata. Se Netto Donato se sair bem, pode se tornar o eventual candidato do grupo do prefeito para o Paço Municipal, fato curioso, não é? Pois o próprio concorreu contra Airton na eleição passada e acabou derrotado, agora ele se junta com outras figuras que também estiveram em outras candidaturas para tentar unir o que sobrou do governo e com isso estancar a maior crise política pela qual passa São Carlos nos últimos 20 anos. Será que consegue? Só o tempo irá dizer…
Fato é que uma outra figura conhecida do meio político pode voltar para uma secretaria. Dizem que Leandro Severo, hoje no esporte, seria o nome para ser secretário de Comunicação, função que exerceu no governo do PT em São Carlos. A política continua dinâmica…
Netto Donato está com uma mão de cartas em cima de sua mesa, agora é preciso ver que tipo de jogo político ele tentará articular em sua pasta. Um passo em falso e seu capital político vai por água abaixo, se acertar nas escolhas, pode se transformar em herói deste segundo mandato de Airton Garcia.
Se isso ocorrer, pode ser candidato a prefeito. Mas ele concorrerá contra Newton Lima, ex-prefeito com quem trabalhou em gestão passada? Isso só tempo dirá, pois a política é como uma nuvem: cada hora está de um jeito.
Renato Chimirri