Netto Donato, novo Secretário de Governo da Prefeitura Municipal, apanhou dos vereadores, os mais críticos ao governo Airton Garcia durante a sessão legislativa desta tarde de terça, 23. Talvez a pancada verbal mais forte tenha vindo de uma pessoa que se diz seu amigo, o vereador Marquinho Amaral que recordou o período em que abrigou o agora Secretário na Câmara Municipal, mais precisamente no setor jurídico. Marquinho deu um recado explícito para o novo integrante do Alto Escalão da Prefeitura: o governo municipal, mesmo com Netto na Secretaria de Governo, não terá vida fácil com os parlamentares.
Marquinho sabe bem onde “bater” e lembrou da aliança que havia entre seu pai, Francisco Xavier Amaral Filho, o Xavierzinho, e Antonio Donatto, deputado e avô de Netto. Parceria esta que se repetiu entre os dois, mas que agora parece arranhada. Marquinho lembrou até do PSDB de Netto e disse que a Câmara não amolecerá em nenhum momento perante as investigações que estão sendo feitas nas CPIs ou nos ritos da Comissão Processante que está em andamento.
Sobrou tempo para Netto ser criticado enquanto político por Paraná Filho que não usou este termo, mas suas palavras denotaram a figura política de Netto como insossa. Vale frisar que o vereador elogiou a postura do Secretário enquanto homem, pai e advogado e fez questão de frisar que não o atacava pessoalmente, mas sim por suas posturas políticas. Falou até das campanhas de Netto para prefeito, duas, onde foi segundo colocado.
Netto teve sua primeira sessão legislativa onde recebeu elogios de vereadores como Dé Alvim, Robertinho Mori, Bira e Bruno Zanchetta, mas ele já entendeu que pelas palavras de Marquinho Amaral há um hiato enorme a ser superado entre executivo e legislativo para que as relações possam voltar ao mínimo de normalidade.
O desafio aceito por Netto que também teve as bênçãos na tribuna da Câmara de seu companheiro de partido, Rodson Magno do Carmo, seria como desarmar três bombas. As duas CPIs e a Comissão Processante que estarão em andamento (porque a CPI do Remédio será instalada verdadeiramente nesta quarta) no futuro. Se ele cortar o fio errado, o governo do boné poderá explodir instantaneamente.
Em tempo, os pedidos de Habeas Corpus para a CPI do Alto Escalão já estão pulando por todos os lados, isso também pode mudar o humor dos vereadores que compõem a comissão e o legislativo, pois se esses pedidos esvaziarem a CPI, outras frentes de investigação podem surgir e não há governo que resista com tantas CPIs funcionando ao mesmo tempo, é muito torniquete apertado de uma vez só.
Netto tem que ler o jogo e, sobretudo, saber lidar com a imprensa, ser ativo na mídia e mostrar que há interlocução com todos. Se escolher falar apenas para um canal ou um microfone verá a hecatombe se aproximar de seu futuro político mais rápido que ele próprio podia imaginar. Não se briga nunca com a notícia….
Renato Chimirri