Netto Donato necessita construir sua própria unidade e demonstrar suas ideias
A “marquetagem” profissional apresentará o Secretário de Governo da atual gestão como aquele que será capaz de continuar o legado dessa administração, contudo eivado de um toque de inovação, ou seja, Netto Donato será mostrado como o homem capaz de continuar a tarefa de administrar São Carlos que hoje está nas mãos de Airton Garcia, por sinal reeleito para mais esse mandato.
Isso é o certo do ponto de vista político, a atual gestão deu para Netto Donato o condão de tentar ser o sucessor de Airton Garcia, parece que o vice, Edson Ferraz, está em desvantagem momentânea nessa corrida.
Netto arcará com o sucesso e também com aquilo de ruim que a população imputa ao atual prefeito, mas será que os êxitos serão suficientes para que ele vença a eleição e realize seu propósito de ser prefeito?
Em primeiro lugar, Netto Donato terá que ser candidato dele mesmo. Se quiser vencer, não adianta se escorar no marketing, ele precisará demonstrar suas ideias, suas soluções para velhos problemas de São Carlos: saúde, educação, falta de água, habitação. Quais são suas propostas? Ou ele apenas vai dizer que continuará o que Airton Garcia vem fazendo? Será que isso é suficiente para lhe ungir com o cargo de prefeito municipal? Provavelmente, não.
Netto Donato conta com aliados no governo, tem grupo político, contudo entre os próprios que o apoiam tem gente que mete os pés pelas mãos e deixa a oposição ainda mais em evidência e a turma que está no poder sabe que não pode brincar com astúcia e capacidade política de Newton Lima, o principal adversário dessa gestão. Se acharem, como tem alguns pensando, que Newton não sabe fazer política serão engolidos como num desenho do Pica-pau quando o Leôncio faz das suas.
Netto Donato tem que ter sua marca, lançar o seu pensamento, quem serão seus mentores, ele vai se escorar no governo estadual ou tentará uma aproximação para buscar verbas em âmbito federal?
A unção como herdeiro político de Airton Garcia pode ser importante, mas é bom lembrar que o próprio Netto até outro dia era adversário do prefeito e nesses dinamismos que a política brasileira proporciona passou a ser seu maior aliado. Entretanto, uma possível eleição para a Prefeitura passaria por construir sua marca e não apenas ser o escolhido, isso não lhe garante nada.
A construção de uma identidade política leva tempo e Netto Donato deve saber disso, afinal de contas um projeto bem consolidado de poder não pode levar em conta apenas agradar aliados, mas sim demonstrar capacidade de gestão e de enfrentamento dos desafios que o dia a dia de uma problemática cidade como São Carlos proporciona.
Nem sempre é importante dar ouvidos para todos os que estão falando perto da gente, em alguns momento se faz necessário fincar os pés no chão e entender que tipo de proposta se pretende construir.
Netto Donato sabe que tem que ser candidato de si mesmo se realmente quer representar o novo, como alguns querem pregar, afinal o que seria novo em uma candidatura se ela defender um velho governo?
Nem só de marketing vive homem, mas de boas ideias também…
Renato Chimirri
Leia mais: