Desde a eleição de 2018 as chamadas fake news (notícias falsas) entraram para o cardápio eleitoral do brasileiro, especialmente aquelas que são espalhadas pelo WhatsApp, o aplicativo de mensagens mais popular do país. Alguma alma doentia tem uma ideia mirabolante, envolve um político ou personalidade famosa, faz um texto de fácil compreensão, coloca uma imagem e pronto! Tudo é disparado para dezenas, centenas, milhões de pessoas, embora a Justiça Eleitoral tenha apertado o cerco, o espalhe desses materiais mentirosos ainda é profícuo pelas redes. Esse expediente se repetiu nas eleições de 2020 e 2022, as mentiras mandadas pela internet confundem eleitores mais simples que não conseguem ter o discernimento ou checar a informação que lhe foi passada e o objetivo das fake news é justamente esse: enganar e manipular as pessoas.
Em São Carlos com o próximo pleito municipal se aproximando, o três principais postulantes ao cargo de candidato a prefeito no momento, Netto Donato (Secretário de Governo), Edson Ferraz (Vice-prefeito) e Newton Lima (ex-Prefeito e ex-deputado federal) certamente são os mais cotados para serem alvos de mentiras espalhadas pelas redes sociais.
E por que isso deve ocorrer? Porque o processo eleitoral infelizmente deixou de ser propositivo e as redes sociais em alguns momentos dão voz para quem não quer construir propostas, mas apenas destruir aquelas que são feitas por pessoas bem intencionadas.
Os principais pré-candidatos e outros que eventualmente possam surgir e ter relevância no cenário eleitoral devem estar atentos para as máquinas de mentiras que estarão pela internet e ao menor sinal de comprovação de quem disparou a informação mentirosa usar o rigor da lei contra essas pessoas. A eleição deve ser limpa e baseada nos princípios da proposição daquilo que pode transformar São Carlos numa cidade melhor para se viver e neste caso os três cotados devem estar livres para fazer isso de acordo com as regras eleitorais. Assim como outros pré-candidatos que surgirem neste jornada.
Newton Lima, por exemplo, foi alvo recentemente de uma fake news que diz que ele estava inelegível. O próprio ex-prefeito disse que está elegível, ou seja, se for candidato poderá receber votos. Newton foi o primeiro alvo das notícias falsas que circulam por WhatsApp em São Carlos e por isso afirmo que os demais postulantes devem se preparar, pois infelizmente a política tem esses dissabores colocados no caminho. O próprio ex-prefeito comentou o assunto: “É fake news requentar notícias antigas, como essa de 2020 que estranhamente começou a circular em grupos de WhatsApp depois que resultados de pesquisas e enquetes também começaram a circular em São Carlos”.
É importante que todos os políticos se comprometam com a verdade, pois somente com ela é possível fazer um bom governo. Ganhar eleições a qualquer custo pode impor para uma comunidade o retrocesso de anos e anos.
Renato Chimirri