No Onovolab, “Astronauta Pinguim” traz para São Carlos o concerto audiovisual “visões de bosch”

Músico se apresenta em São Carlos

No espetáculo, o artista apresenta peças musicais inspiradas na obra do pintor holandês Hieronymus Bosch

Arte e tecnologia se misturam no palco. Neste concerto audiovisual, o maestro é o músico e produtor Astronauta Pinguim, gaúcho radicado na capital paulista há 15 anos. Em vez de comandar instrumentistas, o artista coordena sintetizadores, equipamentos eletrônicos e projeções feitas pelo artista visual Ramiro Pisseti.

 

O espetáculo, cheio de improvisações, é baseado no disco Bosch, lançado neste ano. O novo álbum conta com dez composições inspiradas na obra do pintor holandês Hieronymus Bosch (1450-1516), que se destacou com suas figuras humanas nuas que se misturam a animais fantásticos, monstros devoradores de corpos e paisagens insólitas.

Autodidata, Pinguim aprendeu a tocar violão, baixo, bateria e teclados sozinho, aos 12 anos. Se tornou conhecido entre os amantes do rock alternativo no Rio Grande do Sul. Passou, também, a atuar como músico de estúdio e produtor. Depois de passar por várias bandas, resolveu apostar na carreira solo com o CD “Petiscos: sabor churrasco”, em que regravou versões instrumentais para clássicos do rock gaúcho. O projeto ganhou repercussão e Pinguim se mudou pra São Paulo, onde passou a ser chamado para dirigir shows e projetos com grandes nomes como Elba Ramalho, Zezé Motta e Maria Alcina.

Desde criança, Pinguim sempre admirou o trabalho de Bosch. Em 2015, numa turnê pela Alemanha, foi visitar a cidade onde o artista nasceu. E foi ali que surgiu a vontade de fazer um trabalho inspirado na obra do pintor: “Bosch sempre me chamou a atenção. Por conta de tantos detalhes, a obra dele sempre me pareceu muito viva; cada vez que eu olhava pra um quadro, parecia que algo novo surgia.”

O show em São Carlos, premiado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, abre a turnê de lançamento do concerto audiovisual. “No começo da minha carreira, fiz alguns shows na cidade. E todos eles, com casa cheia. Também mantive um programa na Rádio UFSCar por três anos. Então, sempre tive um carinho muito grande pela cidade. Não poderia fazer o lançamento desse trabalho em outro lugar.”

 

SERVIÇO:

“VISÕES DE BOSCH – ASTRONAUTA PINGUIM”

Dia: 26/7, às 20h

Local: ONOVOLAB – Rua Aquidaban, 1

Entrada gratuita