Nota de Repúdio da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil aos ataques nas Mesquitas em Christchurch, na Nova Zelândia

Mesquita foi atingida por ataque/Foto: Twitter

A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, entidade islâmica fundada há 40 anos no Brasil, vem a público manifestar seu repúdio aos ataques às Mesquitas Masjid Al Noor e Linwood, localizadas na cidade de Christchurch, na Nova Zelândia.

Alegando ser de extrema-direita e anti-imigração, um australiano de 28 anos foi um dos quatro suspeitos detidos após o ataque. Segundo relatos da mídia, ele pertence a um grupo que dissemina mensagens de ódio, especialmente contra muçulmanos. O crime  – que resultou, até o momento, em 49 mortes, além de deixar muitos feridos –  foi filmado pelo atirador e publicado numa rede social.

É inconcebível aceitar que posições políticas, ideológicas ou religiosas sejam justificativas para atentar contra a vida. Também é difícil aceitar que templos religiosos, que reúnem pessoas em busca de paz e de comunhão com Deus, sejam invadidos por aqueles que desejam transformar fieis em vítimas de seu ódio.

A FAMBRAS, que considera parte de sua missão combater o preconceito aos muçulmanos por meio da informação, assegura que a religião islâmica tem como premissa a promoção da paz, da caridade, da justiça social e, sobretudo, a valorização do bem mais precioso ofertado por Deus: a vida. Não há nas escrituras sagradas do Islam nenhuma recomendação para a prática de atos radicais ou qualquer outra ação que não leve ao bem. O que fomenta a chamada ‘islamofobia’, portanto, é, principalmente, a desinformação.

Neste momento doloroso, rogamos a Deus que inspire as autoridades neozelandesas para que, com base na lei, façam justiça com a punição exemplar dos agressores. Que Ele receba, em sua infinita misericórdia, as vítimas fatais do ataque e console os que sofrem com esta separação tão cruel. Que ajude no restabelecimento dos feridos, muitos deles ainda em estado grave, e fortaleça os homens e mulheres de bem – da Nova Zelândia e de todo o mundo – para que sigam em busca do entendimento e da paz.

Federação das Associações Muçulmanas do Brasil

Sobre a FAMBRAS

A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, foi criada há quase 40 anos. Atua nos âmbitos religioso, social, cultural, econômico e diplomático. Dentro destas esferas, desenvolve projetos que contemplam a divulgação do Islam e ações educacionais, culturais e assistenciais – tanto em benefício dos muçulmanos como das comunidades carentes do Brasil. Outras preocupações da FAMBRAS são ajudar a manter vivas as práticas do Islam e combater o preconceito aos muçulmanos por meio da informação.

O trabalho da Federação conta com o reconhecimento de renomadas instituições nacionais e internacionais. O apoio da FAMBRAS Halal – a primeira instituição certificadora Halal do Brasil, em operação desde 1979 – tem sido determinante para a concretização e ampliação dos projetos a cada ano. A certificadora é líder de mercado e realiza auditorias, abate, inspeção, supervisão de produtos e implantação do Sistema de Garantia Halal junto a indústrias e frigoríficos interessados em comercializar seus produtos especialmente para países árabes.