Nova reclassificação do Plano SP pode aumentar restrições na região de São Carlos

UTIs: aumenta a ocupação em São Carlos

O governo do Estado anunciou na tarde desta quarta, 20, que será divulgada uma nova reclassificação do Plano SP que controla as atividades durante a pandemia de COVID-19 no Estado. A divulgação será na sexta, 22.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, as medidas adotadas acontecerão em virtude do aumento de casos no Estado de SP, somente no dia de ontem, foram mais de 11 mil novas infecções em SP. “Tudo será feito para preservar vidas”, afirmou.

As medidas geram expectativa por um possível retrocesso da Fase Amarela onde está a região de São Carlos atualmente para a Laranja, onde, por exemplo, bares não podem ter atendimento presencial.

Em São Carlos, são 85 mortos e estão internadas 60 pessoas, sendo 30 adultos na enfermaria (24 positivos, 3 suspeitos e 3 negativos). Na UTI adulto estão internadas 28 pessoas (25 positivos e 3 suspeitos). Neste momento 2 crianças estão internadas na enfermaria, 1 com suspeita da doença e outra com resultado negativo para COVID-19. Nenhuma criança está internada neste momento na UTI. 17 pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos. A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS está hoje em 68% (19 pessoas estão internadas em leitos de UTI/SUS. O município hoje conta com 28 leitos UTI/SUS, sendo 10 no Hospital Universitário e 18 na Santa Casa, que dispõe de 14 leitos na ala adulto e 4 na ala pediátrica).

Na enfermaria/SUS estão internadas 21 pessoas. Na rede particular 11 pessoas estão internadas na enfermaria e 9 na UTI.

Araraquara

Araraquara registrou nesta quarta-feira, mais 15 casos positivos de Coronavírus, o que equivale a 35% de 42 amostras analisadas. Devido a um problema pontual no sistema de cadastramento dos resultados das amostras, excepcionalmente hoje, o quantitativo apresentado está menor que o habitual, o que será solucionado e registrado no boletim do Comitê de amanhã.

Portanto, agora são 9.476 casos em Araraquara. Do total de confirmados, 184 permanecem em quarentena e 9.190 já saíram. Aguardam resultado de exames 426 amostras.

Hoje, 73 pacientes estão internados. Destes, 49 estão em enfermaria – 7 suspeitos e 42 confirmados. E 24 estão na UTI – 1 suspeito e 23 confirmados. Do total de 73 internados, 44 são moradores de Araraquara e 29 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade. Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 50% de leitos de enfermaria e 43% de UTI.

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 16 pacientes internados com Covid-19 o Hospital de Campanha tem 25 pacientes.

Foram notificados, até o momento, 102 óbitos decorrentes de Coronavírus. O óbito mais recente trata-se de um homem de 54 anos, com comorbidades, que estava internado em hospital da rede particular desde o dia 18 de janeiro.