Novembro vai terminar com calor e pouca chuva

Na GV, o sol é muito forte

Depois de uma semana com sensação de frio e muita chuva em São Paulo, uma grande massa de ar seco voltou a ganhar força no estado. O destaque dos próximos dias vai ser o calor, inclusive na capital paulista.

Na última semana, máximas em torno de 20°C foram registradas em áreas do litoral e da Grande SP, sendo que a média de temperatura máxima para o mês de novembro é de 26,9°C na capital paulista.

No entanto, nesta semana as condições do tempo já mudaram. A semana segue com predomínio de tempo firme e quente no estado. As temperaturas sobem mais nos próximos dias, e as máximas passam dos 30°C até o fim da semana, inclusive na capital.

Nas áreas do centro-oeste e noroeste, as máximas ficam em torno de 35/36°C até o fim da semana. Na capital, a máxima fica próxima dos 33°C no domingo, e em Santos, máximas entre 30 e 31°C até o fim de semana.

Confira a temperatura da sua cidade no site da Climatempo!

Algumas pancadas de chuva são previstas de forma isolada até o fim da semana, mas não há expectativa de grandes temporais. Até pode chover forte em alguns pontos, mas com curta duração e sem grandes volumes acumulados.

Na Grande SP a chance de chuva é maior entre quarta e quinta-feira, mas será pouca chuva, e que se concentra no período entre a tarde e a noite.

A capital deve terminar o mês com chuva perto da média para novembro. Segundo o INMET, a média para este mês é de 137mm, e até dia 24 de novembro choveu cerca de 130mm.

Tendência

Até o fim do mês de novembro, o tempo firme e quente vai predominar no estado. No entanto, o mês de dezembro deve começar com mudanças no tempo. A chuva volta a acontecer de forma mais frequente e até com potencial para temporais isolados.

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.

Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão.

A fusão estratégica dá à Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços de energia renovável. O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.