Ícone do site São Carlos em Rede

Novo formato da Liga dos Campeões da UEFA explicado

A UEFA confirmou um novo formato desde a Liga dos Campeões na temporada 2024/25, chamado de “Modelo Suíço”, que incluirá 36 clubes e aumentará o número de jogos de 125 para 189. No novo formato, todos os clubes serão colocados no mesmo grupo e disputarão oito partidas na fase de grupos, sendo quatro em casa e quatro fora.

As oito melhores equipes se classificaram automaticamente para a fase eliminatória, enquanto as equipes entre o 9º e o 24º lugar disputarão um playoff de ida e volta pelas oito vagas restantes. Os perdedores do playoff serão eliminados e não terão acesso à Liga Europa.

Publicidade

É a maior competição europeia do futebol, geralmente conhecida como o auge do futebol de clubes. E, com o mundo atual em constante mudança, principalmente no esporte, a UEFA tem evoluído e alterado continuamente o formato da Liga dos Campeões como forma de acompanhar as transformações mais amplas no futebol.

Publicidade

Para determinar os oito adversários de cada clube, todas as equipes serão inicialmente classificadas em quatro potes de cabeças de chave. Em seguida, cada time enfrentará dois adversários de cada um desses potes, jogando uma partida contra um time de cada pote em casa e uma fora. Dessa forma, a probabilidade de dois dos favoritos da competição se enfrentarem logo no início aumenta dez vezes.

Embora muitos estejam perplexos com o novo formato da liga, a UEFA afirma que cada partida, gol e ponto serão cruciais para a posição final de uma equipe. O novo sistema, segundo a UEFA, garante “classificações dinâmicas e imprevisíveis” e mais partidas entre equipes “com o mesmo nível de classificação”.

Para garantir que o formato disponível de 2024/25 ofereça o melhor para clubes, jogadores e torcedores, o projeto da UEFA foi elaborado após amplas consultas com as principais partes interessadas e aprovado em 10 de maio de 2022. Ceferin acredita que eles encontraram um equilíbrio justo entre criar uma competição mais acirrada e gerar receita extra para os clubes participantes.

De onde vêm os quatro clubes adicionais?

A qualificação inicial para a elite do futebol europeu continuará a depender da posição final de um clube na temporada anterior, combinada com o seu coeficiente de classificação. A controvérsia, no entanto, começa com a forma como as quatro equipas adicionais serão distribuídas.

Slot um

Uma das vagas restantes será destinada ao clube que terminar em terceiro lugar na liga do quinto colocado na lista de acesso, que é determinada pelo ranking de coeficientes da UEFA. Atualmente, esse é o caso da Ligue 1 francesa. Isso ocorre porque o terceiro e o quarto colocados já têm seus quatro melhores clubes classificados para a fase de grupos, então a UEFA quer que os dois primeiros colocados tenham cinco clubes e os outros três, quatro.

Slot dois

Uma vaga adicional será concedida a um campeão nacional, aumentando de quatro para cinco o número de clubes classificados pelo “Caminho dos Campeões”.

Slots três e quatro

Duas das quatro vagas serão destinadas aos clubes que obtiveram o melhor desempenho coletivo na Europa na temporada anterior. Na prática, serão os clubes do país que tiveram o melhor desempenho na Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência Europa, com base nos pontos de coeficiente conquistados. Os pontos são ganhos a cada vitória, empate e derrota, bem como ao alcançar determinadas fases da competição. Se essas regras estivessem em vigor na temporada passada, Inglaterra e Holanda teriam recebido uma vaga extra. Aliás, em quatro das últimas cinco temporadas, uma equipe da Premier League teria recebido uma das vagas adicionais, o que significa que o clube que terminasse em quinto lugar na tabela se classificaria para a Liga dos Campeões.

O motivo por trás das mudanças na Liga dos Campeões

Normalmente, essas decisões se resumem a dinheiro. A UEFA arrecada € 3,5 bilhões anualmente com a Liga dos Campeões, mas decidiu que pode extrair um pouco mais desse lucro. Com quatro equipes a mais envolvidas, mais partidas (189 em vez de 125) e menos chances de os clubes mais lucrativos ficarem de fora, espera-se que a UEFA passe a arrecadar € 4,5 bilhões por ano com a Liga dos Campeões. Além disso, para os apostadores, há mais jogos para prever o resultado, se você for um deles cadastre-se para ter bonus sem deposito cassino.

Além dos ganhos financeiros, a UEFA apresentou três pontos sobre como as mudanças são benéficas para os torcedores. Em primeiro lugar, afirmam que o novo formato que substitui as fases de grupos por ligas, garantirá aos torcedores a disponibilidade de mais jogos importantes do futebol europeu, e que essas partidas acontecerão mais cedo na competição.

A UEFA destaca ainda o aumento da competitividade entre as equipes, garantindo que todos os times tenham a mesma oportunidade de enfrentar adversários de nível competitivo semelhante ao longo de toda a fase de grupos. Por fim, a UEFA ressaltou que, com as mudanças, cada jogo agora será decisivo. Qualquer resultado no novo formato da liga tem o potencial de alterar drasticamente a posição de uma equipe, inclusive na última rodada. Isso significa que vencer ou perder o último jogo da fase de grupos pode ser o fator decisivo para uma equipe garantir a classificação automática para as oitavas de final, entrar na repescagem ou ser eliminada de todas as competições europeias.

Sair da versão mobile