Novo vírus da Gripe Suína pode se tornar pandêmico, dizem cientistas

Porcos tem o vírus

Pesquisadores da China descobriram um novo tipo de gripe suína capaz de infectar seres humanos e que tem potencial para ser pandêmica como o Coronavírus. A doença vem sendo chamada de G4 H1N1 e tem “parentesco” direto com o vírus que assombrou o mundo em 2009. O “vírus possui todas as características essenciais de um candidato a vírus pandêmico”, disse o estudo, publicado pelo periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS)”.

Esse vírus foi descoberto durante um programa de vigilância em suínos implementado nas províncias chinesas. As amostras colhidas dos animais identificaram 179 vírus de gripe, mas nem todos são uma ameaça. Contudo, o G4 persistiu nos porcos ano a ano desde 2011 e em 2016 sua proliferação cresceu acentuadamente nos animais.

A pesquisa aponta que o G4 pode infectar humanos por meio de ligação celular e se espalhar pelas vias aéreas, embora o G4 possua genes H1N1, as pessoas que receberam vacinas contra essa gripe  não terão imunidade. O vírus já pode ter infectado pessoas na China, não há previsão dele se espalhar para muitos seres humanos no momento, mas o trabalho científico mostra que ele tem crescido sobremaneira nos porcos e pode “representar uma séria ameaça à saúde humana podendo levar a infecções graves e até a morte. As autoridades recomendam monitoramento e cautela”.

Foto: AG. BRASIL