Número de novas empresas em São Carlos no primeiro semestre é o maior desde 2015

Projeto em São Carlos/Foto: Maurício Duch

Cidade registrou 2.294 novos CNPJs na primeira metade deste ano. MEIs representam 79% deste total. Setor de Higiene e embelezamento pessoal foi o que mais se destacou

São Paulo, 1º de outubro de 2018 – De acordo com o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, 2.294 novas empresas foram registradas em São Carlos, no interior de São Paulo, no primeiro semestre de 2018. Na comparação com o primeiro semestre de 2017 (2.218), o aumento foi de 3,4%. Do total de novos CNPJs formalizados no município no período, 79% são MEIs. Serviços de Higiene e Embelezamento Pessoal foi o ramo de atividade que mais originou novos negócios entre janeiro e junho deste ano (9,1%). Na sequência, estão: Serviços de Alimentação (8,4%), Reparos e Manutenções de Prédios e Instalações Elétricas (7,6%) e Comércio de Confecções em Geral (6,3%).

 

Veja abaixo o ranking com os 10 ramos de atividades que mais se destacaram entre os empreendimentos abertos em São Carlos no primeiro semestre deste ano:

MEIs representam 79% do total

No primeiro semestre deste ano, São Carlos contabilizou a formalização de 1.814 MEIs, que representam 79% do total de novos empreendimentos abertos. Comparada ao consolidado dos seis primeiros meses do ano passado (1.451 nascimentos), a participação dos microempreendedores individuais entre os CNPJs cresceu 25%.

A constituição de Sociedades Limitadas na cidade na primeira metade de 2018 (163 nascimentos) apresentou queda de 19,7% frente ao apurado no período correspondente de 2017 (203 nascimentos). Já as novas Empresas Individuais responderam por 10% do total de negócios originados, e recuaram 51,7% no primeiro semestre de 2018 (220 nascimentos) em relação ao indicador do primeiro semestre de 2017 (455 nascimentos).

Com uma participação de 4% no total de novos CNPJs, o registro de 97 empreendimentos de outras naturezas jurídicas em São Carlos, de janeiro a junho deste ano, foi 11% menor que total equivalente ao mesmo período de 2017.

Setor de Serviços mantém a liderança entre os novos CNPJs

No primeiro semestre do ano, Serviços (1.615 nascimentos) permaneceu na liderança absoluta como o setor mais procurado para abertura de empresas em São Carlos. A alta foi de 3,2% na comparação com os seis primeiros meses de 2017 (1.565 nascimentos).

O Comércio (509 nascimentos) se manteve na segunda posição, com queda de 0,8% no comparativo o mesmo período do ano passado (513 nascimentos). Já a Indústria (166 nascimentos) fechou a primeira metade de 2018 com aumento de 19,4% em relação ao primeiro semestre de 2017 (139 nascimentos).

Serasa disponibiliza serviços gratuitos voltados aos microempreendedores

Serasa Empreendedor, braço da Serasa Experian voltado ao microempreendedor, possui uma plataforma com diversos serviços gratuitos específicos para o segmento, como a autoconsulta do score (modelo estatístico voltado aos MEIs e MEs com a probabilidade de a empresa honrar seus compromissos financeiros nos próximos seis meses); a ferramenta de simulação e contratação de crédito 100% digital; além de dicas, orientações e vídeos personalizados.

A página (www.serasaempreendedor.com.br) também traz um teste, que ajuda a descobrir qual o perfil do empreendedor dentre os mais dominantes no país: Malabarista, Realizador, Autônomo e Arrojado.

Metodologia do estudo sobre Nascimento de Empresas

Para o levantamento nacional do Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian.

Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa eTwitter @SerasaImprensa

Serasa Experian

Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 16.500 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.