O fantástico mundo dos Cupcakes By Isa

Isa e a relação de sucesso com a internet

Empreender é uma tarefa difícil nos tempos atuais em todo o mundo e no Brasil não seria diferente. Entretanto, a competência aliada a coragem e o desejo de fazer a diferença são fatores preponderantes para o sucesso de nossos projetos.

Este é o caso da jovem Isabela Lepera. Empreendedora de sucesso, ela comanda a Cupcakes By Isa, uma fábrica de doces maravilhosas e de sonhos possíveis. Com um toque de originalidade, carinho e muito amor, Isa transformou seu negócio num caso de sucesso mundial conseguindo referências em todo o planeta devido ao seu engajamento, obstinação e sobretudo competência. A expressão “ela é demais”, cabe perfeitamente nesta reportagem!

Os doces que Isa prepara com todo o carinho são saborosos, lindos e também tem aquele toque fundamental de inovação que um empreendimento que cresceu virtualmente necessita. Nessa entrevista, Isa conta um pouco de sua experiência e como as pessoas podem experimentar as suas delícias.

Confira os principais trechos:

 

Em primeiro lugar, gostaria que nos contasse se esse interesse por cozinhar vem desde a infância. Quem lhe influenciou?

Resposta- Eu nunca gostei tanto assim de cozinhar, mas minha mãe sempre fazia bolos comigo na infância (aquela coisa de deixar a criança quebrar os ovos e fazer sujeira). Acho que o que sempre gostei mesmo foi de comer e de ter a família reunida pra comer. Minha mãe e minha avó paterna sempre cozinharam pra nós e os almoços de sábado com a família toda reunida eram meus momentos favoritos. Hoje vejo todo o esforço, planejamento e cuidado que elas empenhavam pra um único almoço acontecer e o quão gratificante era passar horas juntos (a gente é dessas famílias que senta pro almoço e só levanta a noite depois do jantar). Elas de fato demonstravam todo o amor por meio da comida.

Então acredito que minha avó e minha mãe me influenciaram muito por proporcionarem momentos deliciosos em volta da comida.

 

Você me disse que é formada em direito, mas que não exerce mais a profissão. Quando surgiu a ideia de empreender na área gastronômica?

Resposta- A ideia de empreender veio da paixão por comer e cozinhar. Comer é nutrir, sobreviver, é a ciência da gastronomia, é o plantio e cultivo do alimento, o trajeto dele até o prato, é o cheiro, a cor, a apresentação. Hábitos, costumes, cultura, preferências, paixão, história, tudo isso é comer. Comer é um ato animal, mas cozinhar é um ato político, essencialmente humano. 

A ideia de empreender veio também junto com a frustração da faculdade, de não me identificar com o curso que eu tinha escolhido e com a vontade de me conectar de verdade com o trabalho a ser feito pro resto da vida. Hoje tenho certeza que não ter gostado de fazer direito foi essencial pra me tirar da zona de conforto e me arriscar (a empreender, me conhecer e me desafiar).

 

A pergunta fatal não poderia deixar de ser feita: Por que cupcakes?

Resposta- Sempre tive muito contato com a cultura norte americana (língua, filmes, gastronomia, tradições, etc.) e ficava revoltada de ver aqueles bolinhos lindos e com cara de deliciosos sempre e não poder comer um. Foi só em 2016 quando estruturei meu negócio que decidi expandir meu catálogo e acrescentar outros doces americanos tradicionais, mas raros aqui no Brasil como donuts, cookies, brownies e tortinhas (pies) – tudo que vemos em filmes e não conseguimos encontrar pra comprar.

 

Você teve medo? Como foram os primeiros meses?

Resposta- Os primeiros meses empreendendo de verdade foram aterrorizantes, porque eu tinha decidido desistir do direito (cancelar a minha OAB e tudo mais) pra isso. Só tomei essa decisão quando o faturamento começou a corresponder com o salário que ganhava como advogada, mas foi muito desafiador trocar uma profissão intelectual e tradicional por uma profissão muito menos valorizada, recomeçar os estudos em uma nova área e construir um negócio sozinha.

Sempre pensei em ter meu negócio sozinha, trabalhar sozinha e conseguir abraçar o mundo sozinha, mas a solidão foi muito angustiante no começo. Não ter ninguém acreditando no seu potencial é uma das coisas mais difíceis a enfrentar.

 

Você se qualificou? Fez cursos? O que aprendeu?

Resposta- Fiz vários cursos na área porque sempre soube da importância da qualificação pra mim mesma e para o mercado de trabalho. Sempre foquei mais na gestão do negócio que na gastronomia em si, mas aprendi desde o básico da gastronomia como técnicas de cocção e boas práticas na produção até as mais clássicas teorias de administração de empresas como as de Drucker, Taylor, Fayol, sempre juntando a gastronomia aos negócios e incluindo referências inovadoras como as de Ernst Schumacher (autor da minha bíblia “O negócio é ser pequeno”) e Danny Meyer, proprietário de uma das mais famosas redes de hambúrgueres dos EUA, o Shake Shack. Inovação, qualificação e referências são fundamentais pra essa área.

 

Quem é o seu cliente hoje em dia?

Resposta- Trabalho com todos os tipos de público, desde o consumidor final com pequenas e grandes encomendas (casamentos, eventos de todo tipo e pedidos do dia a dia), até B2B fornecendo doces pra empresas. Confesso gostar mais dos pedidos comuns do dia a dia, porque traduzem o que a empresa tem como lema: unir as pessoas em volta da comida, compartilhar momentos e demonstrar afeto.

 

Sua empresa é um “case” de sucesso internacional, como foi isso?

Resposta- A Cupcakes by Isa foi escolhida pelo WhatsApp para ser case de sucesso de vendas pelo aplicativo em 2019. Sempre usei todas as plataformas digitais pra comunicação com os clientes, até porque a empresa sempre foi pensada em permanecer apenas no digital (não penso em ter lojas físicas), afinal, tenho planos de seguir trabalhando sozinha. Ano passado, uma equipe do WhatsApp entrou em contato com a Cupcakes by Isa para saber como as vendas eram feitas pelo aplicativo de mensagens e também pelo Instagram e Facebook. Como eles disseram, a história da Cupcakes by Isa os inspirou e eles quiseram contar nossa história pra outras pessoas, pra também poder inspirá-las.

Foi assim que o próprio Mark Zuckerberg, criador do Facebook, mencionou a Cupcakes by Isa em uma conferência importantíssima pro setor de tecnologia transmitida pro mundo inteiro. Coleciono matérias sobre a Cupcakes by Isa em línguas que nem sei quais são!

 

 

Você sentiu alguma dificuldade relacionada ao fato de ser mulher nessa sua jornada? É realmente mais difícil para uma mulher empreender num país como o Brasil?

Resposta- Sem dúvidas ser mulher faz com que as pessoas encarem seu negócio de maneira menos profissional. Cansei de ouvir pessoas dizendo que eu era só uma menina se divertindo na cozinha e que por ser mulher eu era jeitosa na cozinha, esquecendo assim toda a qualificação, dedicação e persistência por trás do negócio.

É muito mais difícil empreender em um país com machismo enraizado, em que a todo momento a competência feminina é colocada em cheque.

 

 

Quem é a Isabela hoje? Depois de toda essa trajetória…

Resposta- Hoje sou uma pessoa experiente e um pouco mais leve. Tenho muita certeza do potencial do meu negócio e da minha capacidade como gestora, mas sigo sempre levando tudo de maneira mais natural porque nesses 8 anos de empreendedorismo sei que tudo pode mudar a qualquer momento (vide a presente situação mundial). Pedro Bandeira me orientou na feira do livro de Ribeirão Preto em 2016 a ser justa e doce e tenho seguido seu conselho.

 

Qual o conselho que você deixaria para o leitor e leitora do portal que sonha em fazer por conta própria?

Resposta- Quebrar a inércia é a parte mais difícil, mas a mais importante. Tirar a ideia do papel dando o primeiro passo, mas que inicialmente é amador, é o maior ato de coragem e de vontade. É a partir do primeiro passo que é possível amadurecer, se qualificar e evoluir. Então meu conselho é: seja corajoso e quebre a inércia, começe agora!

 

Como podemos fazer para experimentar e adquirir os cupcakes?

Resposta- A Cupcakes by Isa é uma confeitaria artisanal e 100% online, então os produtos podem ser vistos e encomendados por todas as plataformas digitais:

www.cupcakesbyisa.com

(16) 992 330 282

contato.cupcakesbyisa@gmail.com

www.facebook.com/cupcakesbyisaoficial

www.instagram.com/cupcakesbyisa

 

Por Renato Chimirri