O próximo prefeito de São Carlos pode até ser o atual…

Airton: será que se candidata novamente?

O próximo prefeito de São Carlos terá dois nós que precisarão ser resolvidos rapidamente: ruas esburacadas e saúde, sobretudo a reestruturação da atenção básica, aquilo que é oferecido nos chamados postinhos de saúde.

Sem que isso ande, ele não conseguirá governar e pode ter um destino semelhante ao do mandato atual. O curioso é que o próximo prefeito até pode ser o atual, afinal Airton Garcia, segundo dizem, poderia concorrer à reeleição, apesar dos seus já conhecidos problemas de saúde.

Mas para ganhar a eleição o atual prefeito precisará renovar a sua plataforma política, deixar as promessas tresloucadas no passado, ou seja, não dá mais para ficar fazendo oposição no Café Dona Julia e dizendo que renovará cidade com determinadas atitudes. Airton precisará de novos e mais comprometidos secretários, pois é neste particular que parece que seu governo não anda. O prefeito já deve ter visto que é impossível prometer uma creche por mês, não é? E também já deve ter notado que não se governa numa Torre de Babel.

Airton terá que convencer o são-carlense de que precisa de mais um mandato para tentar corrigir o que errou e para fazer com que sua equipe trabalhe de maneira uniforme, ou seja, terá que deixar cargos políticos para escanteio e colocar técnicos onde eles deveriam estar e políticos no lugar certo. Determinados papeis no atual governo precisam se inverter.

Outra coisa, é possível compreender que o governo melhorou em alguns aspectos nesse ano, mas ele tem um nó górdio para desatar que é o estado das ruas e a reestruturação da saúde. É praticamente certo que os concursos para contratar médicos são um fracasso aqui e em outras localidades, por isso é fundamental se encontrar uma solução, os postinhos precisam ser melhor aparelhados e as equipes tem que crescer para atender a alta demanda. Mas como fazer isso com um limite prudencial para se contratar quase batendo no teto? Esse é um problema que a Prefeitura necessita discutir e enfrentar. Os serviços não podem parar. Ganhou a eleição? Governe.

Recapear ruas, outro velho problema. Uma raposa felpuda me contou que o governo aposta nos recapes que são realizados e que até o meio do ano que vem espera ter atingido bairros que se encontram em estado desesperador como o Romeu Tortorelli, se assim for, o atual mandatário passa a ter chances de conseguir alguma coisa no âmbito eleitoral, do contrário está frito.

Aliás, essa Prefeitura tem que pensar urgentemente numa maneira de embelezar o Centro da cidade. Os pontos de ônibus da Baixada do Mercado continuam dando vergonha, assim como toda aquela região, as faixas de pedestres estão apagadas e a Prefeitura precisaria retomar essa sinalização, mas sem a famigerada tinta azul que faz todo mundo escorregar.

O Centro, já escrevi isso, e reitero, não é bem cuidado, a cidade não tem um chamariz adequado, a impressão continua sendo de abandono. A dica para Airton é essa: cuide melhor não apenas da estrutura, mas também da aparência de São Carlos. Se fosse falar do transporte público, daí teria que escrever um artigo que seria mais extenso, pois esse é outro problema que o próximo prefeito, seja quem for, terá que enfrentar rapidamente.

Renato Chimirri