O que mais me irrita na atual gestão da Prefeitura

Assim que se cuida das praças em São Carlos

Sou um pedestre. Apesar de também dirigir e usar o carro com frequência, posso dizer que a maioria de meus afazeres são feitos a pé e andando pude perceber o quanto a gestão atual da Prefeitura deixa a desejar em algo fundamental para qualquer cidade: a limpeza e cuidado com ruas, avenidas e logradouros públicos.

É desesperador observar como estamos em petição de miséria nesta área e observar que parece que o governo municipal não quer sair da inércia em que se encontra para esse tema. Basta andar pelas Marginais, observar as praças em bairros, os bueiros e notar duas coisas: o povo é porco e sem consciência e a Prefeitura é incompetente do ponto de vista político e também administrativo.

Comecemos pelo segundo ponto: a incompetência política da Prefeitura se dá a partir do momento que quem comanda não consegue perceber que uma cidade organizada, limpa e bonita eleva o nome de qualquer gestão e com isso coloca a Prefeitura na posição de debater temas polêmicos com outro cacife. Os próprios responsáveis preferem deixar o prefeito de plantão ser malhado nas redes sociais, do que resolver o problema.

Eles não conseguem enxergar a tragédia ambiental em que meteram São Carlos, se bem que sujeira da cidade vem desde o governo Altomani, de triste recordação para toda uma cidade. Contudo, quando Airton Garcia assumiu a Prefeitura existiu a esperança de que São Carlos voltaria a ser limpa e organizada, ledo engano até agora.

Outro ponto: essa papagaiada de reeducandos não deu certo. A Prefeitura precisa entender que a tal da economia de recursos em determinados pontos fica mais caro que qualquer outra coisa e que ter uma empresa para limpar a cidade é um investimento.

O terceiro ponto passa pela autoestima do povo. Uma cidade suja e mal cuidada quebra a economia e esperança de atrair novos investimentos ou será que os gênios desse governo ainda não perceberam que São Carlos está perecendo porque seu Centro é sujo, mal organizado e os bairros estão da mesma forma?

O quarto ponto: o povo é porco. Porco, seria pouco, podemos dizer que é imundo. Afinal de contas, jogam lixo em qualquer lugar, entulho, restos orgânicos, bitucas de cigarro, fraldas com fezes, camisinhas usadas e qualquer outro tipo de detrito no meio da rua. São pessoas que se reúnem numa praça para fazer um lanche e largam os restos jogados em qualquer lugar, numa clara demonstração de mau caratismo.

É desanimador ver que a Prefeitura parece que não liga para a limpeza de São Carlos. Todos as vezes que viajo para cidades da região e noto que uma terceirzada está limpando praças e avenidas me dá um desgosto profundo em saber que tenho que voltar e ver São Carlos ser destruída dessa forma.

Ah, também existe uma licitação para a limpeza da cidade da qual nunca mais se ouviu falar. É preciso saber em que pé está isso. A Prefeitura não abriu mais a boca sobre o tema. Enquanto isso, São Carlos continua sofrendo e nós, os moradores do município, sendo obrigados a passar essa vergonha diária.

Até quando? Com a palavra o governo muncipal…

Renato Chimirri