O vídeo onde o prefeito Airton Garcia solta um palavrão e as suas consequências

Melhor se calar....

Não vou aqui reproduzir o vídeo onde o prefeito Airton Garcia solta um palavrão durante uma discussão com um munícipe porque os meus leitores provavelmente já viram a peça e não estou a fim de fazer ainda mais demagogia barata. O fato é que Airton errou e precisa publicamente reconhecer isso.

O prefeito necessita entender que a liturgia do seu cargo não lhe permite jamais sair por aí  discutindo com o cidadão que lhe faz uma cobrança, por mais injusta (e pelo jeito esse não é o caso) que isso possa aparecer. Vou aqui exemplificar com dois ex-prefeitos: nunca esse tipo de destempero aconteceria com Dagnone de Melo e Newton Lima, pois os dois até poderiam odiar receber uma cobrança pública, mas guardariam para si o que o povo lhes diria para depois deglutir no gabinete a melhor medida a ser tomada. Airton tem que compreender que ele se elegeu com uma peça de marketing que era: São Carlos, eu amo, eu cuido!  E até agora esse slogan não saiu do papel.

Airton, antes de esbravejar com um munícipe, deveria primeiro cobrar resultados de sua equipe. Afinal, onde está a licitação para a limpeza da cidade que está um verdadeiro chiqueiro? Emperrada no Tribunal de Contas e ninguém fala nada sobre o caso. Ele deveria responder por que o transporte público não sai dessa crise e também olhar para o sofrimento do povo. Deveria se preocupar em abrir o mais rápido possível a UPA da Santa Felícia e equipar as Unidades Básicas de Saúde com aparelhagem de ponta para que pacientes e funcionários que passem mal nestes locais sejam atendidos com a mínima dignidade. De maneira urgente, Airton precisaria dar uma satisfação sobre o recape de ruas e avenidas da cidade, outra promessa de campanha feita pelo mesmo.

Seria fundamental que o prefeito passasse a pensar que esse tipo de episódio depõe contra a sua imagem e destrói ainda mais a do município, pois seus adversários estão compartilhando o vídeo na internet aos borbotões e pessoas de todos os rincões do Brasil estão vendo como o prefeito de São Carlos se comportou. O que eles irão pensar de quem mora aqui?

Não é fácil ocupar o cargo em que Airton está, a pressão é gigantesca, mas vale lembrar que foi ele que quis isso para a sua vida se candidatando ao cargo de gestor da cidade. Era ele mesmo que sempre fez oposição em rádios, jornais e outdoors a qualquer prefeito que estivesse no poder nos últimos 20 anos e agora chegou sua hora de ser vidraça.

Airton, com todo o respeito que nutro pelo seu cargo, que o senhor conquistou democraticamente, melhore sua imagem com um trabalho digno que honre sua biografia como um homem que veio das classes sociais mais humildes e galgou o cargo mais importante de São Carlos. O episódio do vídeo é algo para ser arquivado como o pior momento do seu  mandato como prefeito.

Renato Chimirri