Obra de drenagem na Francisco Possa está sendo finalizada

Dentro de 10 dias o problema que existia há mais de 20 anos será solucionado. Este é o prazo que a empresa vencedora do processo licitatório estabeleceu para entregar a obra de drenagem com instalação de dissipador de energia no Córrego do Mineirinho, no trecho localizado na rua Francisco Possa, no bairro Santa Felícia.


A obra tem investimento de R$ 1.409.372,20 com recursos do próprio município. O dissipador de energia (escala hidráulica) em gabiões possui 8 metros de largura por 8 de altura e 25 de cumprimento, com 45 metros lineares de tubulação dupla e diâmetro de 1,5 metros em cada tubo para conter o desbarrancamento e assoreamento do córrego. Também foram feitas bocas de lobo, poços de visita, ramais de drenagem no entorno do terreno e recomposição de calçadas e serão realizadas a recomposição de asfalto, da camada de vegetação do terreno, replantio de 112 árvores e o fechamento do terreno em alambrado.


De acordo com o secretário de Obras Públicas o dissipador de energia é um dispositivo que disciplina a carga hidráulica de um curso d’água. “Instalamos esse dispositivo para promover a redução da velocidade de escoamento nas entradas, saídas ou mesmo ao longo da própria canalização de modo a reduzir os riscos dos efeitos de erosão nesse local e nas áreas próximas, além disso foram feitas bocas de lobos nessa região”, explica João Muller.


“É uma obra muito esperada pelos moradores do Santa Felícia. Esse problema da erosão começou há mais de 20 anos, devagar foi abrindo uma cratera imensa, além disso tinha virado ponto de descarte de lixo, agravando ainda mais a situação. Pedi para que o local seja cercado e também peço a colaboração dos moradores para que denunciem no caso de descarte irregular no local. Com a finalização dessa obra a região vai ser valorizada”, afirma o prefeito Airton Garcia.