Observatório astronômico da USP em São Carlos reabre para visita e tour guiado

Visitante observa o sol no observatório da USP em São Carlos – Foto: José Braz/CDCC

No campus da USP em São Carlos, distante cerca de 200 km da capital paulista, funciona o Observatório Dietrich Schiel. Inaugurado em 1986, o local ainda ostenta o telescópio utilizado para registrar a passagem do cometa Halley, visível na Terra a cada 76 anos.

O observatório integra o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, que oferecerá atividades presenciais neste mês de fevereiro. Entre elas, o tour guiado pelo Jardim do Céu na Terra e observação do sol com telescópio por projeção, evitando contato junto à lente ocular para visualização.

O tour tem duração máxima de 45 minutos pelo espaço ao ar livre junto ao prédio do observatório. O Jardim do Céu na Terra dispõe de uma série de dispositivos interativos que exploram conceitos de astronomia. Entre eles, totens do sistema solar em escala simultânea de diâmetros e distâncias, com fotos e informações sobre planetas dispostos ao longo do campus.

O passeio levará os visitantes por uma viagem de mais de 200 milhões de quilômetros pelo sistema planetário, mas que pode ser realizada em menos de 50 metros. A proposta do tour é proporcionar aos visitantes uma visão acurada das reais dimensões do Sol, dos planetas e de suas órbitas.

Além disso, a visita abordará a constelação do Cruzeiro do Sul, que poderá ser vista mesmo durante o dia. No Jardim do Céu na Terra, o Cruzeiro do Sul é visto em um modelo tridimensional com as mesmas dimensões e na mesma posição da constelação em determinadas noites e horários ao longo do ano.

Para visitar

É necessário agendar a visita no Observatório Dietrich Schiel, que deverá atender o público duas vezes por semana: quartas-feiras, às 14h e às 15h, e sextas-feiras, às 10h e às 11h. O público máximo atendido será de 10 pessoas por horário.

Para participar da atividade é necessário o uso de máscara cobrindo nariz e boca e apresentar comprovante de vacinação contra covid-19. O comprovante de vacinação deverá ser acompanhado de um documento com foto. Crianças menores de 12 anos estão dispensadas da apresentação de comprovante de vacinação.

O agendamento para essa atividade será feito exclusivamente por telefone. Os horários do agendamento são: de terça a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Telefone: (16) 3373-9191.

O Observatório Dietrich Schiel fica na Avenida Trabalhador São-Carlense, 400 (Campus Área 1) – São Carlos, SP.