Observatório da UFSCar abre telescópios para noite gratuita de observação do céu em São Carlos

Observatório da UFSCar abre telescópios para noite gratuita de observação do céu em São Carlos
Observatório da UFSCar abre telescópios para noite gratuita de observação do céu em São Carlos

Quem gosta de observar o céu terá uma oportunidade especial em São Carlos na próxima segunda-feira, 28 de setembro. O Observatório Astronômico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizará mais uma noite aberta ao público para observação astronômica com telescópios.

A atividade acontece das 19h às 21h, no próprio Observatório Astronômico, localizado na Área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.

A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição ou confirmar presença antecipadamente.

Público poderá observar o céu com telescópios

A iniciativa faz parte da programação de eventos abertos promovidos pelo Observatório Astronômico e pelo Grupo de Astronomia da UFSCar, normalmente realizada uma vez por mês.

Durante as atividades, moradores de São Carlos e região podem conhecer o espaço e ter contato mais próximo com a Astronomia e a Astrofísica, incluindo a possibilidade de observar o céu utilizando os telescópios disponíveis no Observatório.

O acesso ao terraço, entretanto, está sujeito à capacidade do local. Caso haja grande procura, poderão ser formadas filas de espera para a entrada dos visitantes.

A organização também recomenda que cada pessoa leve caneca ou garrafa própria para utilizar o bebedouro disponível no espaço.

E se chover ou o céu estiver nublado?

A realização das observações depende diretamente das condições do tempo, além de fatores técnicos e operacionais.

Se houver chuva ou céu encoberto, impossibilitando a utilização dos telescópios, a programação poderá ser adaptada. Nesse caso, a equipe poderá realizar uma apresentação sobre Astronomia e Astrofísica.

A decisão será tomada conforme as condições encontradas no momento da atividade.

Confira as informações sobre antes de sair de casa

Como datas e horários dos eventos podem sofrer alterações, a recomendação é verificar a programação antes de seguir para o Campus São Carlos.

As atualizações podem ser consultadas na página de visitas do Observatório Astronômico da UFSCar e no perfil do Observatório Astronômico da UFSCar no Instagram.

Serviço — Observação do céu no Observatório Astronômico da UFSCar
Data: segunda-feira, 28 de setembro
Horário: das 19h às 21h
Local: Observatório Astronômico da UFSCar – Área Norte do Campus São Carlos
Entrada: gratuita
Inscrição: não é necessária

Leia mais: Mantiqueira, que possui unidade em São Carlos, anuncia investimento de mais de R$ 200 milhões no interior de SP