Ocupação das UTIs COVID na região de São Carlos sobe para 81,9%

Médicos pedem cautela/Rovena Rosa/Ag. Brasil

A ocupação dos leitos de UTI COVID-19 no Departamento Regional de Saúde que está sediado em Araraquara e que também engloba São Carlos está na casa dos 81,9%, segundo o SEADE. No dia de ontem, 3, esse percentual bateu quase 78%, portanto, os valores mostram claramente que as internações de casos gravíssimos devido ao Coronavírus tem crescido exponencialmente na região. Isso deve fazer com que a Faixa Central Paulista entre na Fase Vermelha do Plano SP, o anúncio deve ser feito nesta sexta, 5.

Isso é tão verdade que São Carlos é a quarta cidade com o aumento de mortes no Estado de SP. Há 7 dias eram 92 óbitos, agora são 102, um aumento de 10,87%. A líder na trágica estatística é Assis que tinha 50 mortes e agora soma 59, segundo o infotracker que acompanha a evolução da pandemia, um amento de 59,18%, consideradas as variantes que o portal analisa.

Dados de hoje da vizinha Araraquara, mostra que 121 pacientes estão internados. Destes, 85 estão em enfermaria – 7 suspeitos e 78 confirmados. E 36 estão na UTI – 1 suspeito e 35 confirmados. Do total de 121 internados, 86 são moradores de Araraquara e 35 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade. Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 87% de leitos de enfermaria e 64% de UTI. Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 20 pacientes internados com Covid-19 e o Hospital de Campanha tem 37 pacientes. Foram notificados, até o momento, 126 óbitos decorrentes de Coronavírus.

Em São Carlos, com dados de ontem, temos internadas 71 pessoas, sendo 30 adultos na enfermaria (26 positivos e 4 suspeitos). Na UTI adulto estão internadas 38 pessoas (36 positivos, 1 suspeito e 1 negativo). Ontem, 3 crianças estão internadas na enfermaria, 1 com suspeita da doença e 2 com resultado negativo. Nenhuma criança está internada neste momento na UTI. 19 pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos (Ibaté, Dourado, Descalvado, Itirapina e Araraquara).

A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS no dia de ontem, em São Carlos, era de 84,4% (27 pessoas estão internadas em leitos de UTI/SUS). Na enfermaria/SUS estão internadas 19 pessoas. Na rede particular 14 pessoas estão internadas na enfermaria e 11 na UTI.