Onça aparece em bairro de cidade da região e Prefeitura emite alerta

Desde a semana passada circulam nas redes sociais relatos de aparecimento de uma onça – e talvez até de filhotes – na região do Parque dos Laranjais, em Porto Ferreira. Existe ainda informação de que animais pequenos, como galinhas, teriam sido atacados e mortos.

A informação foi compartilhada, inclusive, pelo vereador João Lázaro Batista (PSDB), o que chamou a atenção dos secretários Valdemir Guimarães Dias (Segurança e Mobilidade Urbana) e Miguel Bragioni (Meio Ambiente e Zeladoria).

Assim, ambos entraram em contato com o 2º Pelotão de Bombeiros de Porto Ferreira, que prestou as orientações necessárias. Em caso de visualização do animal, o morador deve entrar em contato imediatamente, por telefone, com os Bombeiros (193) ou com a Guarda Civil Municipal (153). Ambas as corporações já estão cientes dos relatos.

“Só é possível a ida do Corpo de Bombeiros no momento em que alguém visualiza o animal. Aí sim eles vão ao local, já sabedores da região exata onde está o animal. E, se necessário for, eles podem até acionar equipes de cidades vizinhas ou profissionais da cidade, como veterinários, para auxiliar no serviço”, explica o coronel Valdemir.

A área onde a onça teria sido vista pertence à zona de amortecimento do Parque Estadual de Porto Ferreira, favorável para o aparecimento de animais silvestres. Também nessa região muitos moradores mantêm a criação de aves, suínos e equinos. Esta prática favorece a manutenção desses animais silvestres, como é o caso da onça, que encontrou comida próxima de seu habitat.

O coronel Valdemir ainda informou que a Guarda Civil Municipal vai intensificar o patrulhamento nos bairros em que a onça teria sido vista. Já a Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria vem fazendo contato com ONGs e associações da causa animal em busca de parcerias e orientações.

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos